Geral

Diretoria e técnicos da Casal discutem implantação do ECO ETE

03/11/2020
Diretoria e técnicos da Casal discutem implantação do ECO ETE

A Diretoria da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) se reuniu, nesta terça-feira (3), com os idealizadores do projeto ECO ETE que consiste na inovação para operação sustentável das Estações de Tratamento de Esgotos (ETE’s), e dos subprodutos gerados pelo tratamento de efluentes.

O projeto de reuso do efluente, em projeto de viveiro florestal, tem recurso garantido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHS), no montante de R$1.200.000,00, e as obras estão previstas para iniciarem ainda este ano. O projeto contempla ainda a execução de: centro administrativo para desenvolvimento de pesquisa em saneamento, laboratório, estufa e campo aberto para semeadura. O projeto é piloto e experimental.

Na ocasião, um dos autores do projeto, Antônio Ramos Soares Júnior, supervisor de Coleta e Tratamento de Esgotos (Supece), da Unidade de Negócio Bacia Leiteira, da Casal, detalhou como o ECO ETE vai funcionar e os benefícios para o meio ambiente.

“O ECO ETE abrange o gerenciamento do lodo de esgotos, o reuso do efluente tratado e o gerenciamento do gás produzido no âmbito da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Santana do Ipanema, situada no Sítio Sementeira, no baixo Sertão de Alagoas. O sistema de reúso do efluente tratado na agricultura será o primeiro do Nordeste e contempla, como projeto laboratório, a fertirrigacao de mudas em viveiro florestal de culturas naturais do bioma caatinga”, destacou.

Ramos disse ainda que o projeto traz consigo mais do que uma oportunidade de novo negócio e destaca o reconhecimento de que o enfrentamento da crise hídrica desperta a necessidade de novas estratégias de manejo: o reúso de efluente é uma tangente importante, sobretudo no contexto do semiárido, e a Casal dentro desse cenário tem relevância e mostra suas potencialidades enquanto empresa pública.

Participaram da reunião o presidente, Clécio Falcão, o vice-presidente de Gestão de Engenharia (VGE), Geraldo Leão, o vice-presidente de Gestão Corporativa (VGC), Victor Vigolvino, o superintendente do Interior (Sunei), Judiron Pena, além dos outros dois autores do projeto, Valeska Cavalcante Costa, superintendente de Meio Ambiente e Qualidade do Produto (Sumaq) e Erickson Aquino Dantas, coordenador de Produção e Distribuição de Água (CPDI), da Unidade de Negócio Bacia Leiteira.