Geral

SMS lança editais para trabalhos sobre práticas exitosas durante a pandemia

27/10/2020
SMS lança editais para trabalhos sobre práticas exitosas durante a pandemia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas e da Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CGDRH), lança dois editais para a inscrição de trabalhos na 3ª Mostra de Experiências Exitosas da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) e na 2ª Mostra de Relatos de Experiências de Práticas Acadêmicas do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET Saúde). Os dois eventos ocorrem de maneira simultânea e on-line, nos dias 2 e 3 de dezembro, devido à pandemia da Covid-19.

Editais lançados pela SMS visam contemplar trabalhos e projetos realizados durante a pandemia. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Este ano, os trabalhos inscritos para as duas mostras deverão ter como tema principal: “Reinventando processos de trabalho, práticas inovadoras na formação em saúde e nos cenários de aprendizagem durante a pandemia”, devendo ter o objetivo de identificar e apresentar experiências de atenção à saúde, gestão e ensino que contribuíram para a melhoria de processos de trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Katiane Alves, coordenadora do CGDRH, a realização desses eventos é muito importante para promover a visibilidade das ações de educação permanente em saúde durante a pandemia, tanto na SMS quanto nos municípios que integram a 1ª macrorregião. “Durante as mostras buscamos socializar as experiências vivenciadas por esses profissionais, promovendo a difusão de práticas exitosas e estimulando o desenvolvimento de novos projetos pelos serviços e pelos profissionais, que buscam melhorar a assistência aos usuários”, explica a coordenadora.

Para o edital do CIES, deverão se inscrever profissionais de saúde pertencentes aos serviços da rede pública e instâncias de participação popular da I macrorregião de saúde de Alagoas. Neste sentido, deverão ser inscritas experiências desenvolvidas nas unidades/serviços de saúde que sejam caracterizados pela promoção de avanços nos processos de trabalho, evidenciando a solução de problemas/entraves que ocorreram durante a pandemia.

Já para o edital do PET Saúde, devem se inscreve discentes que desenvolvem atividades de práticas acadêmicas no âmbito da SMS ou participantes do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde – PET Saúde Interprofissionalidade.

Inscrições

Para realizar a inscrição, o interessado deverá enviar o trabalho conforme modelo especificado (de acordo com o edital pertinente) para os seguintes e-mails: [email protected] (Edital Mostra CIES) e [email protected] (Edital PET Saúde), no período de 26/10 à 08/11/2020.

Os trabalhos pré inscritos serão avaliados por uma comissão e sendo selecionado será informado até o dia 13/11/2020 via e-mail ou telefone, para que o autor do trabalho possa realizar sua inscrição no evento. Para essa inscrição, o autor do trabalho deve acessar o sistema SIECS no site da SMS, por meio do link: http://eventos.sms.maceio.al.gov.br/eventos/disponiveis no período de 16 a 22/11/2020 e preencher formulário. As inscrições serão confirmadas para o(s) autor(es) via e-mail ou telefone.

Para mais informações, confira os editais abaixo:

Edital 2ª Mostra de Relatos de Experiências e Práticas Acadêmicas (PET Saúde)

Edital 3ª Mostra de Experiências Exitosas da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES)