Geral

Outubro Rosa: Hapvida Maceió promove ação para funcionários e pacientes

03/10/2020
Outubro Rosa: Hapvida Maceió promove ação para funcionários e pacientes

Com o objetivo de conscientizar funcionários e pacientes a respeito dos cuidados e da importância da prevenção do câncer de mama, o Sistema Hapvida promoveu, nesta sexta-feira (2), um evento alusivo ao Outubro Rosa, no Hospital Maceió, localizado no bairro do Pinheiro, parte alta da capital.

A ação contou com a presença da equipe médica, além de pacientes da unidade de saúde. Na oportunidade, funcionárias da unidade foram orientadas sobre a importância de realizar exames preventivos para detectar o câncer de mama de forma mais precoce.

Palestra

O Outubro Rosa contou com uma palestra ministrada pela enfermeira Gabrielle de Siqueira que mostrou atentamente como realizar o autoexame em um protótipo de mama.

Segundo a profissional, muitas mulheres ainda protelam exames preventivos, optando, muitas vezes, por um autodiagnóstico.

“É por isso que falar sobre o assunto é fundamental. A rotina corrida das mulheres faz com que elas, muitas vezes, se esqueçam de cuidar delas mesmas. Mas prestar atenção à saúde e, especialmente aos sintomas, é um ato de amor próprio, afirma.

O diretor médico do Hospital Maceió, Dr Simão Pedro, ressalta a responsabilidade de conscientizar mais mulheres para que aumentar as chances de detecção precoce e cura.

“Estamos saindo de uma pandemia, momento em que muitas pessoas deixaram de fazer exames preventivos por medo de ir a uma unidade de saúde. Por isso hoje reforçamos esse trabalho de conscientização”, explicou.

Quando o câncer de mama ensina

Em outra ala do hospital, mais profissionais da saúde aproveitaram para orientar mulheres a realizarem o autoexame com a distribuição de cartilhas. A fisioterapeuta Keila Moraes, 39, foi diagnosticada com câncer de mama em abril de 2019.

Ela lembrou de cada detalhe do seu tratamento realizado no Hospital Maceió e recebeu uma homenagem da equipe médica depois de reagir positivamente a todos os tratamentos.

Considerada um exemplo de força e coragem, Keila enfrentou o câncer de forma racional e diz ter passado por todas as 16 sessões de quimioterapia com muito apoio da equipe de saúde do hospital.

“No início, o câncer me tirou o chão, eu estava no auge da minha carreira, e tudo estava bem. Hoje, depois de ter passado por tudo, vejo que o câncer veio para me ensinar. Eu ganhei muitas amizades, fui muito acolhida nesse hospital”, afirmou, emocionada.

Curada do câncer, Keila incentivou outras mulheres durante a palestra a recorrerem a exames de rotina sempre que puderem, pois foi só dessa forma que ela conseguiu identificar a doença de forma precoce.

“Temos que cuidar da saúde das mamas. Cuidar de si é um ato de amor”, finalizou.