Geral

Maceió Rosa segue com atividades nesta terça-feira (13)

13/10/2020
Maceió Rosa segue com atividades nesta terça-feira (13)

Ao longo do mês de outubro, a Prefeitura de Maceió promove uma série de atividades para reforçar a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesta terça-feira (13), a campanha Maceió Rosa leva ações para a Academia Maceió (Jatiúca) e ao Cras Selma Bandeira, além de lives.

Na Academia Maceió Jatiúca, às 8h, além das aulas de funcional e dança, voltadas a quem frequenta regularmente o local e ministradas pela equipe de servidores e estagiários supervisionados da Semtel, a ação conta ainda com uma enfermeira à disposição da população, para que qualquer mulher possa solicitar um encaminhamento para realização de exames de mamografia e receber orientações com relação aos cuidados básicos, assim como a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Às 9h, as usuárias do Cras Selma Bandeira recebem serviços de saúde e de conscientização. Às 10h, no YouTube, no canal do Codim Maceió, a ginecologista e mastologista, Marta Vasconcelos, fala sobre a “Detecção precoce do Câncer de Mama: Essa luta não pode parar” durante uma live. Já às 19h, Myrtha Jeanne Mesquita Nunes (presidente da Casa Rosa) e Marina Toledo (presidente do Codim) falam sobre a APECAN Casa Rosa, no perfil @codim.maceio, no Instagram.

Maceió Rosa 2020

A Campanha Maceió Rosa é uma ação educativa e de saúde pública que tem como objetivo e responsabilidade conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de estimular a realização do exame médico de rastreamento da doença, a mamografia. O Maceió Rosa traz para o Município de Maceió práticas e atitudes universalizadas pela campanha Outubro Rosa, conferindo identidade local e estabelecendo relação de proximidade e cuidado com as mulheres da capital.

Desde que foi instituída, em 2014, a campanha municipal Maceió Rosa promove o autocuidado, a realização de exames de detecção da doença (mamografia) para mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, nos equipamentos da rede pública de saúde. Além disso, a campanha dá apoio a instituições não governamentais que atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama, oferecendo suporte às pacientes durante o tratamento da doença em Maceió. Este ano, participam da campanha as ONGs Casa Rosa e Grupo de Mama Renascer.

Em 2020, o Maceió Rosa traz o coração rosa posicionado no centro de uma representação visual com a mensagem “O cuidado é transformador”, circundada por três frases incentivadoras – “Cuide de seu corpo”, “Faça sempre seus exames” e “O autoexame faz a diferença”. Juntas, em formato circular, as mensagens, com o coração ao centro, remetem ao formato da mama, ressaltando que o autocuidado é o que impulsiona a atenção à saúde da mulher e durante o mês de outubro, especialmente, o cuidado com as mamas é o foco principal dessa atenção.