Geral

[Maceió] Gestão de Valéria Correia aumenta notas da Ufal no Enade

22/10/2020
[Maceió] Gestão de Valéria Correia aumenta notas da Ufal no Enade

Os dados do Enade 2019 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) confirmam os bons resultados da gestão de Valéria Correia, reitora emérita da Universidade Federal de Alagoas.

A Ufal está no topo da avaliação dos principais cursos de graduação da região Nordeste. Obteve, nota máximo nos cursos de Medicina, Odontologia e Engenharia Civil, por exemplo. O curso de Nutrição, está entre os quatro melhores. Já o de Enfermagem, ocupa a sexta posição, entre os 185 da Região.

“Esses dados mostram o nosso compromisso com a educação. Já posicionei a educação superior de Alagoas em rankings internacionais e agora, como futura prefeita de Maceió vou fazer o mesmo com educação básica da nossa cidade”, comemora.

Valéria Correia esteve à frente da Ufal entre 2016 e janeiro deste ano. Mesmo período em que a instituição foi classificada como uma das 100 melhores do mundo. Para ela, avaliação do Enade reflete a aposta em uma Educação socialmente referenciada.

Nos quatro anos de administração, a reitora emérita conseguiu aumentar o número de cursos com notas máximas de dois, para cinco. Elevou, ainda, o conceito de sete cursos, em relação à avaliação do Enade anterior.

Valéria Correia é candidata à Prefeitura de Maceió, pelo Psol (Partido Socialismo e Liberdade) e pretende implantar o mesmo modelo de Educação socialmente referenciada, na rede pública de ensino da capital.

ENADE

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. A finalidade é medir as competências e habilidades dos universitários nos cursos que passaram por alguma alteração.

O desempenho reflete na avaliação da qualidade das instituições de nível superior e é usado pelo Ministério da Educação para compor a avaliação dos cursos e das instituições. Além disso O Enade também é usado pelo Ministério da Educação para atribuir os conceitos de qualidade e concede ou revoga o reconhecimento das faculdades.