Geral

Conselho de Cultura de Maceió promove sabatina com candidaturas à Prefeitura

30/10/2020
Conselho de Cultura de Maceió promove sabatina com candidaturas à Prefeitura

Com o intuito de fortalecer a participação popular no debate da construção de políticas públicas, sobretudo a partir do ponto de vista da comunidade cultural, o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maceió – CMPC realizará uma série de diálogos com as candidaturas à Prefeitura de Maceió em 2020.

Para tal, serão promovidos encontros individuais com cada postulante ao cargo majoritário da capital alagoana, de modo a potencializar um rico e profícuo debate em torno das questões e demandas que envolvem a Cultura em nossa capital. Os encontros serão realizados online e ao vivo, transmitidos pelo canal do CMPC no Youtube, com a participação das nove representações oficiais dos segmentos culturais no Conselho, a saber: 1) Arquivos, patrimônio material, imaterial e museus; 2) Arte digital, artes visuais e fotografia; 3) Artesanato, moda e design; 4) Audiovisual; 5) Artes cênicas (circo, teatro e dança); 6) Culturas afro-brasileiras; 7) Culturas populares; 8) Literatura, livro e leitura; e 9) Música.

De acordo com o presidente do CMPC, Felipe Guimarães, os encontros são uma forma de ressaltar a importância e apresentar as demandas da cultura para uma cidade como Maceió. “A cultura é um eixo de desenvolvimento simbólico, social e econômico extremamente estratégico para a nossa cidade. Por meio dos diversos segmentos culturais, promove-se identidade, inclusão, educação, cidadania e entretenimento”, destaca o presidente.

Por entender que o ambiente democrático e o debate de ideias plurais devem ser defendidos e estimulados, o CMPC propôs que todas as candidaturas à Prefeitura tivessem a oportunidade de participar dos Diálogos do CMPC, independentemente de sua posição nas pesquisas eleitorais.

Para Felipe, esse será o momento das candidatas e candidatos apresentarem como a cultura está inserida nos seus planos de governo para o município. “Não se pode mais pensar uma Maceió sem levar em consideração a implantação de políticas públicas efetivas na área da cultura. Nesse sentido, a comunidade cultural pode contribuir imensamente com o poder público para construir ideias, projetos e planos de ação nos diversos segmentos de atuação”, finaliza Guimarães.

Os diálogos começam nesta segunda-feira (2) e seguem até o dia 10 de novembro, de acordo com o cronograma definido por sorteio: a) Lenilda Luna (UP) – Dia 2/nov às 18h30; b) Ricardo Barbosa (PT) – Dia 3/nov às 18h30; c) Cícero Filho (PCdoB) – Dia 4/nov às 18h30; d) Alfredo Gaspar (MDB) – Dia 5/nov às 20h; e) Valéria Correia (PSOL) – Dia 6/nov às 19h30; f) / Davi Davino Filho (PP) – Dia 7/nov às 14h; g) JHC (PSB) – Dia 8/nov às 14h; h) Josan Leite (PATRIOTA)
Dia 9/nov às 18h30; i) Corintho Campelo (PMN) – Dia 10/nov às 17h. Das dez candidaturas, apenas a de Cícero Almeida decidiu não participar devido a outros compromissos de agenda, deixando em aberto a possibilidade de um encaixe futuro.

Mais informações podem ser obtidas em: www.cmpcmaceio.com.br