Geral

Ex-prefeito de Arapiraca, Agripino Alexandre morre aos 78

07/09/2020
Ex-prefeito de Arapiraca, Agripino Alexandre morre aos 78

O ex-prefeito de Arapiraca, Agripino Alexandre, 78, faleceu na manhã desta segunda-feira (07) após sofrer falência múltipla dos órgãos. O político estava internado há mais de um mês na Santa Casa de Misericórdia de Macei decorrência de problemas cardíacos.

De acordo com informações de pessoas próximas à família, o ex-prefeito tinha uma cirurgia para a troca de uma válvula cardíaca desde o final do ano passado. À pedido dele próprio, a cirurgia teria sido adiada para este ano e não chegou a ser realizada, em decorrência da pandemia – que levou à suspensão de todas as cirurgias eletivas. O adiamento provocou o surgimento de problemas secundários, como ascite, que afeta os rins e o fígado.

Durante o período de internamento, ele contraiu Covid-19, mas já tinha se recuperado da doença. A causa da morte de acordo com informações foi falência múltipla dos órgãos, decorrentes dos problemas cardíacos. O velório e sepultamento de Agripino Alexandre acontece no período da tarde no Cemitério Parque das Flores, em Maceió.

Biografia

Agripino Alexandre foi prefeito de Arapiraca durante os anos 1973 e 1976 e teve como principal obra a construção do Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca. Conforme o Projeto Raízes de Arapiraca, patrocinado pelo deputado Ricardo Nezinho, Agripino não foi eleito para o cargo de prefeito. Ele era vice de Higino Vital, que morreu no primeiro ano de mandato.

O projeto Raízes traz ainda outras informações sobre o ex-prefeito:

“Casado com Cleonice Ferreira dos Santos e pai de quatro filhos, nasceu em Arapiraca no dia 08 de abril de 1942. É filho de Manoel Alexandre dos Santos e Silvina Barbosa dos Santos (falecidos).

Frequentou o Instituto São Luiz, onde fez o curso primário, e no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho concluiu o Curso Técnico em Contabilidade em 1970.Ainda jovem desenvolveu o gosto pela oratória e tornou-se vereador pelo município de Arapiraca.

Foi eleito em 1972 vice-prefeito do município de Arapiraca, juntamente com Higino Vital, pelo Movimento Democrático Brasileiro – MDB. Com o falecimento do prefeito Higino Vital assumiu a Prefeitura de Arapiraca no período de 1973 a 1976. Realizou inúmeras obras em sua gestão, inclusive o Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, hoje orgulho do esporte arapiraquense.

Eleito para a Assembleia Legislativa Estadual em 1978, pela legenda do MDB, sendo o candidato mais votado do Estado de Alagoas. Enquanto Deputado, defendeu a implantação pró-alcool, combateu duramente a ditadura militar e os demandos administrativos no Estado e no País.

Concluiu em 1981, o Curso de Graduação em Direito, e em 1982, foi aprovado em concurso público para o cargo de Procurador da Assembléia Legislativa de Alagoas, atualmente aposentado neste cargo.
Por sua trajetória de luta, Agripino continua participando da vida política de Arapiraca, acompanhando de perto o desenvolvimento deste município que é o maior do Estado de Alagoas.”

José de Macedo presidente do diretório municipal do MDB lamenta morte de Agripino

“Nesta segunda-feira (07) o meu grande amigo irmão Agripino Alexandre vai para à plenitude junto ao Pai. Um político honesto, que lutou bravamente pela democracia justa e para todos. Que amou à nossa Estrela Radiosa e nosso Estado de Alagoas como poucos. Hoje deixa um enorme legado de compromisso, caráter, e ótimas amizades. Fica com Deus meu grande amigo.

Ex-deputado estadual Ismael Pereira

“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito de Arapiraca e ex-deputado estadual Agripino Alexandre. Alagoas perde uma grande figura da vida pública, que sua alma repouse em paz no ápice da Corte Celestial. Expresso minhas condolências aos familiares do saudoso homem público”. Ex-deputado estadual Ismael Pereira.