Geral

Saúde bucal: dentista faz trabalho voluntário em Hospital de Campanha

11/08/2020
Saúde bucal: dentista faz trabalho voluntário em Hospital de Campanha

O cuidado com a saúde dos infectados pelo coronavírus internados no Hospital de Campanha Dr. José Fernandes, em Arapiraca, está mobilizando profissionais de diversas áreas. Esta semana foi à vez de uma dentista voluntária realizar exames nos pacientes.

A visita foi aprovada pela diretoria do Hospital, que tem a frente o enfermeiro Diego Albuquerque, e organizada pela biomédica Tainah Quintino, que faz parte do quadro. Regina Leão foi a dentista voluntária.

“Tivemos a iniciativa, pois sabemos da importância que a boca tem em todo o processo de prevenção e recuperação dos doentes. O cuidado com a saúde no caso dos pacientes daqui é muito minucioso. Tudo tem relevância e precisa de apoio de profissionais especializados”, comentou a biomédica.

Saúde bucal

“Essa ação está relacionada a motivação sobre higienização oral e educação para a saúde bucal. Quando o paciente hospitalizado não tem acesso às condutas mínimas odontológicas preventivas, esse indivíduo pode sofrer com complicações graves e comprometimentos sistêmicos que irão afetar não apenas a sua qualidade de vida, como também a recuperação”, comentou Regina.

A reação dos pacientes, segundo Diego Albuquerque, foi muito positiva. “Medidas como essas, para eles, demonstram o cuidado que a nossa equipe tem com as pessoas em sua integralidade”, disse o diretor. “Muitos ficaram surpresos, pois não imaginavam que receberiam atendimentos a esse nível, tão específico e completo. Foi maravilhoso”, acrescentou Tainah.

Exames simples das arcadas dentárias, dicas de limpeza e profilaxia dos dentes fizeram parte das ações executadas pela odontóloga. “Certamente uma experiência muito rica do ponto de vista humano e profissional. As pessoas precisam, em todas as circunstâncias da vida, cuidar dos dentes e da boca”, finalizou.