Geral

Em simpósio, Defesa Civil destaca trabalho de monitoramento

12/08/2020
Em simpósio, Defesa Civil destaca trabalho de monitoramento

O trabalho de monitoramento das áreas de risco de Maceió foi tema de palestra da Defesa Civil de Maceió no Simpósio de Ajuda Humanitária, promovido nesta terça-feira (11) pelo Exército Brasileiro em Maceió. O evento faz parte de um exercício de adestramento da Força de Apoio à Defesa Civil do Comando Militar do Nordeste, intitulado Operação Alagoas.

Durante palestra, o geógrafo do Centro Integrado de Monitoramento Ação de Defesa Civil de Maceió (Cimadec), Walber Gama, explicou sobre os cenários de risco na capital alagoana e o trabalho de monitoramento que é feito pelo órgão municipal.

Sobre a instabilidade de solo que afeta os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, o geógrafo – com doutorado em Risco e Pesquisa Associado do Riskam do Centro de Estudo Geográficos da Universidade de Lisboa – destacou as características da área, explicou sobre o processo de subsidência, os equipamentos que atualmente dão suporte ao trabalho da Defesa Civil e atualizou sobre o cenário atual de desocupação de área recomendando pelas Defesas Civis Municipal e Nacional e pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) através do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias.

Para coordenador da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, o evento é uma oportunidade para que várias agências possam trabalhar de forma integrada em situações de desastre que porventura venham a acontecer no Estado. “Esse treinamento tem como foco exercitar o trabalho do Exército em apoio aos órgãos de Defesa Civil num contexto de cooperação e coordenação com as agências estaduais e municipais. A Defesa Civil de Maceió está apoiando o evento dando o suporte necessário para que as equipes possam ser capacitadas”, disse.

Geógrafo Walber Gama apresenta trabalho de monitoramento realizado pela Defesa Civil (Foto: Ascom Defesa Civil)

A Operação Alagoas tem continuidade nesta quarta e quinta-feira (12 e 13) quando uma força-tarefa formada por tropas do Exército Brasileiro, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Cruz Vermelha e outras agências realizarão treinamentos simulados, utilizando como cenário o bairro Pinheiro e a Avenida Pierre Chalita, a fim de estabelecer uma pronta resposta às situações de calamidade pública.

Programação

Dia 12 de agosto

– Aprestamento da tropa e demais participantes do Exercício

Local: quartel do 59º BI Mtz

Hora: 10h

– Exercício de Simulação

Local: bairro Pinheiro

Hora: 15h

Dia 13 de agosto

– Exercício de Simulação

Local: bairro Pinheiro e Av. Pierre Chalita

Hora: a partir das 8h