Alagoas

Covid-19: AL tem 2ª melhor nota no ranking de transparência de contratações emergenciais

01/08/2020
Covid-19: AL tem 2ª melhor nota no ranking de transparência de contratações emergenciais

Com desempenho avaliado como “ótimo”, Alagoas avançou mais cinco posições no ranking que mostra o grau de transparência na divulgação dos contratos emergenciais feitos durante a pandemia da Covid-19. O levantamento feito pela organização não-governamental (ONG) Transparência Internacional, divulgado nesta sexta-feira (31), evidencia Alagoas na 4ª posição, com a segunda melhor nota do país: 98,73 pontos, bem próximo da avaliação máxima atingida pelos estados do Ceará, Espírito Santo e Rondônia. A pontuação média dos estados brasileiros é de 85,7.

No estudo, que está em sua terceira edição, a ONG analisa os sites, redes sociais e portais de transparência dos governos de todos os 26 estados e do Distrito Federal, além de todas as 27 capitais. Os critérios de avaliação do ranking se baseiam no guia de Recomendações para Transparência de Contratações Emergenciais em Resposta à Covid-19, cujo manual foi lançado em maio e produzido em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU).

Ao comentar o ótimo desempenho de Alagoas, o governador Renan Filho afirmou que o Estado sempre tem se posicionado de maneira transparente no enfrentamento à Covid-19. Essa postura, segundo ele, facilita o diálogo com todos os envolvidos no combate à pandemia e faz a informação chegar ao cidadão de maneira nítida e ágil.

“Isso ajuda a combater a pandemia e nos traz mais resultados positivos no curto prazo, colaborando, inclusive, em salvar vidas. Por isso a gente trabalha, por um lado, para atender as necessidades de saúde do cidadão e, ao mesmo tempo, agindo de maneira transparente. São importantes esses rankings internacionais que hierarquizam a dedicação de cada Estado com relação ao tema transparência”, observou Renan Filho.

A controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, atribui o ótimo desempenho de Alagoas no levantamento ao trabalho de toda a equipe do Governo do Estado que, mesmo num momento de extrema dificuldade em meio à pandemia, não descuidou da prestação de contas à sociedade.

“Nós entendemos que o ranking é importante porque demonstra essa responsabilidade que nós temos em fortalecer o controle social. E para que isso aconteça, temos um site que reflete efetivamente onde e de que forma investimos os nossos recursos, seguindo estritamente a legislação”, destacou Bugarim.

O Portal da Transparência do Estado de Alagoas  disponibiliza as prestações de contas de todos os recursos aplicados no combate à pandemia do novo coronavírus. As informações podem ser acessadas por todos os cidadãos alagoanos. Para facilitar a navegação do usuário, todos os investimentos referentes à Covid-19 foram agrupados em uma página exclusiva, que pode ser acessada por meio do menu do Portal da Transparência. Clique aqui e confira.

Na página, é possível ver gráficos com os empenhos por categoria e por órgãos, além de abrir o sistema de busca de todas as despesas com a Covid-19 – que funciona com o mesmo formato de busca já utilizado pelo Portal da Transparência. A seção foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec).

Mais informação

O Estado conta, ainda, com o portal Alagoas Contra o Coronavírus , desenvolvido pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), que divulga diariamente informações sobre a situação da pandemia.

Painel Covid-19 é outra plataforma interativa, que reúne diversos dados relacionados ao coronavírus. Desenvolvida pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a ferramenta recebe atualizações desde a sua criação e disponibiliza mapas, gráficos e dados em formato aberto