Cidades

Aprendiz Operacional: MVV divulga lista de candidatos habilitados e locais de prova

08/08/2020
Aprendiz Operacional: MVV divulga lista de candidatos habilitados e locais de prova

Mais de 700 pessoas de Arapiraca e Craíbas realizaram as inscrições gratuitas para o Programa Aprendiz Operacional, que está sendo ofertado pela Mineração Vale Verde (MVV).

“Isso nos enche de felicidade por percebermos que tanta gente está interessada em se capacitar e ser um operador da planta de beneficiamento do Projeto Serrote. Das 50 vagas abertas, posteriormente, 41 delas terão contrato efetivo na empresa. Boa sorte a todos e todas! Em breve, estaremos juntos ajudando a desenvolver ainda mais o Agreste Alagoano”, diz o gerente geral de Operação da MVV, Tony Lima, ressaltando ainda os mais de 1,5 mil empregos diretos já gerados na região.

Neste sábado (8), haverá a primeira etapa do Programa. Realizadas por meio da Consultoria Análise Gestão Empresarial em parceria com o Instituto Edna Tizeu, as provas objetivas ocorrerão nas duas cidades e a lista dos candidatos habilitados, juntamente com seus respectivos turnos, já está disponível no www.vale-verde.com.

Os locais de prova são o Complexo Integrado Sesi/Senai, na Rua Engenheiro Camilo Collier, no bairro Primavera, em Arapiraca, e a Escola de Ensino Fundamental Tenente Coronel José Barros Paes, na Rua Francisco Gama da Silva, bairro do Centro, em Craíbas.

Na lista divulgada, em Arapiraca, os candidatos em destaque vermelho farão a prova das 8h às 12h e os em azul, das 14h às 18h. Já em Craíbas, os candidatos em destaque amarelo farão a prova das 8h às 12h e os em azul, das 14h às 18h.

A orientação do regulamento, que também pode ser conferido no site oficial da MVV, é de que eles deverão comparecer ao local da seleção no mínimo 1 (uma) hora antes do horário de início, munidos de caneta esferográfica azul ou preta; original e cópia de documento de identidade oficial, com foto; cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); original e cópia do certificado de escolaridade (diploma ou histórico escolar); comprovante de residência dos últimos 3 meses, em nome do candidato ou parente próximo; e currículo.

É obrigatório também o uso de máscaras durante o processo seletivo e que sejam devidamente respeitadas as recomendações de distanciamento social.

ETAPAS

Além desta, a seleção dos interessados no Programa Aprendiz Operacional acontecerá em outras três etapas: avaliação psicológica; dinâmica de grupo e seleção do gestor; e exames médicos. Os 100 primeiros candidatos — que atingirem as melhores notas nessa prova objetiva — serão classificados para fazer os testes psicológicos (atenção concentrada, atenção difusa, raciocínio lógico e palográfico).

As avaliações psicológicas serão realizadas simultaneamente nos dias 14, 15 e 17 deste mês nas cidades de Arapiraca e Craíbas, nos endereços que constam no regulamento. Depois desta etapa, haverá mais duas.

A lista final dos candidatos selecionados será amplamente divulgada no dia 4 de setembro, inclusive no próprio site da MVV.

OPERADOR DE PLANTA

A duração do treinamento é de seis meses. O valor mensal da bolsa-auxílio é de R$ 600. O intuito é capacitar tecnicamente essas pessoas, uma vez que na região não existem, até o momento, escolas ou cursos profissionalizantes que ofereçam esse currículo.

A referida capacitação será na área de operação da planta de beneficiamento do Projeto. Esse é o local responsável por reduzir o tamanho da rocha (pedra) que chegará da mina. Além disso, o processo inclui a flotação, que vai separar o cobre do rejeito.

A operação de beneficiamento do minério de cobre no Projeto Serrote, localizado no Agreste Alagoano, tem seu início planejado para meados de 2021.

SOBRE A APPIAN

Desde 2018, 100% do capital da MVV pertence a um fundo de investimentos administrado pela Appian Capital Advisory LLP focado em mineração. O fundo também possui um ativo no Brasil no município de Itagibá (BA), denominado Atlantic Nickel, com foco na produção de concentrado de níquel sulfetado e capacidade nominal de 120 mil toneladas/ano, que voltou a operar em janeiro de 2020. Sediada em Londres, a Appian possui ainda escritórios em países como África do Sul e Canadá.