Geral

ALNPP parabeniza alagoano Humberto Martins pela posse como presidente do STJ

28/08/2020
ALNPP parabeniza alagoano Humberto Martins pela posse como presidente do STJ

Martins tomou posse oficialmente nesta quinta, 27

A posse do ministro alagoano Humberto Martins como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quinta-feira (27), foi celebrada pelos sócios da ALNPP Advogados. Em nota conjunta, a sociedade de advogados parabenizou o ilustre maceioense “por fazer história no Poder Judiciário Brasileiro, agora, de forma inédita, como presidente do STJ”.

A ALNPP declarou também, por meio da nota, que a trajetória do novo presidente do STJ é cheia de êxitos e desejou que sua atuação represente o fortalecimento do Judiciário e da democracia brasileira.

Solenidade

Em sua fala, durante a posse, o presidente Humberto Martins pontuou que o dono do poder é o cidadão e que a demora na prestação jurisdicional deve ser erradicada. “Dedicarei todas as minhas forças para desempenhar a missão a mim confiada pelos meus pares para trabalhar por um Poder Judiciário forte, eficiente, célere, que atenda ao clamor por uma Justiça atuante na defesa da democracia e do estado de direito”, disse o ministro em sua posse, declarando que a gestão se baseará em princípios como legalidade, moralidade, transparência e respeito com o cidadão. “, afirmou o novo presidente do STJ.

Entre as autoridades presentes na cerimônia estavam o presidente da República, Jair Bolsonaro, o vice-presidente, Hamilton Mourão, e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, e o procurador-geral da República, Augusto Aras, também estiveram na solenidade.

História

Natural de Maceió, o ministro Humberto Martins passou parte da infância no interior de Alagoas, e ali iniciou sua carreira jurídica. “Nunca tive dúvidas de qual faculdade cursar, qual carreira exercer, pois a defesa dos menos abastados, das minorias étnicas e sociais, a valorização do ser humano, o amor pela justiça, são valores que me movem desde sempre”, disse ele em 2016.

Após concluir os cursos de direito, em 1979, na Universidade Federal de Alagoas, e de administração de empresas, em 1980, no Centro de Estudos Superiores de Maceió, Martins começou a sua atuação profissional como promotor de Justiça adjunto na comarca de União dos Palmares (AL), cargo que exerceu de 1979 a 1982.

Também foi procurador do Estado de Alagoas (de 1982 a 2002) e, por duas décadas, exerceu a advocacia privada, ocupando diversas funções relevantes, como a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas, por dois mandatos.

Durante o segundo período à frente da OAB, foi indicado a uma vaga no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) pelo quinto constitucional, na condição de advogado. Como desembargador, teve assento em órgãos julgadores cíveis e criminais, foi vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, corregedor regional eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral.

De 1992 a 2006, lecionou na Universidade Federal de Alagoas. Autor de vários livros e artigos jurídicos, foi reconhecido pela atuação acadêmica ao receber o título de doutor honoris causa em direito, conferido em 2019 pelo Centro Universitário Facol, de Pernambuco.