Geral

Maceió inicia Fase Laranja para retomada das atividades

04/07/2020
Maceió inicia Fase Laranja para retomada das atividades

Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social fiscaliza a abertura das lojas do Centro de Maceió Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Após mais de três meses sem funcionar para evitar a proliferação do novo coronavírus, o centro comercial de Maceió voltou a funcionar nesta sexta-feira (03), com a implantação da Fase Laranja para retomada das atividades. Durante a manhã, o movimento foi intenso, já período da tarde, o fluxo de pessoas diminuiu.

Foram instaladas barreiras sanitárias nos doze pontos de acesso ao Calçadão para disciplinar o fluxo de pessoas, se estavam usando máscaras e aferir a temperatura corporal. Os fiscais abordaram quem não estava com a máscara no rosto e, após orientação, passaram a utilizá-la, visto que a maioria havia levado a máscara, que é de uso obrigatório em via pública e estabelecimentos comerciais. Também houve distribuição de máscaras para quem não levou.

Os fiscais percorreram as ruas e lojas para averiguar se as recomendações estavam sendo cumpridas. Os responsáveis pelos estabelecimentos cumpriram as medidas preventivas, como uso de máscaras por colaboradores e clientes, e a oferta de álcool em gel para uso interno. Para viabilizar a reabertura, a dinâmica de atendimento mudou e havia limitação do número de pessoas dentro dos estabelecimentos, por isso, houve filas para entrada na frente de algumas lojas, mas a dispersão não demorou.

O diretor de Convívio Social da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Carlos Alberto Mendonça, afirma que não houve intercorrências e a fiscalização vai continuar. “A Secretaria está cumprindo seu papel de orientar e fazer com que as pessoas circulem obedecendo os decretos que implantam medidas de distanciamento social controlado. Dessa forma, é possível barrar a transmissão pelo novo coronavírus. Porém, é necessário que cada um continue fazendo sua parte”, reforça.

Maceió está na Fase Laranja do Plano de Distanciamento Social Controlado, ou seja, o risco é classificado como moderado alto e permite, por exemplo, a abertura de lojas com até 400 metros quadrados no Calçadão do Comércio. Além disso, enquanto perdurar esta fase, também está autorizada a reabertura de atividades como: salões de beleza e barbearias, com o quadro de funcionários reduzido em 50% (cinquenta por cento), e dos templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% de sua capacidade.

Além da Semscs – com a Diretoria de Convívio Social, Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal -, participam da ação, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas e Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio).

Ana Cristina Brito