Alagoas

Hupaa reforça campanha para pedir apoio do cidadão

06/07/2020
Hupaa reforça campanha para pedir apoio do cidadão
Hupaa reforça campanha para pedir apoio do cidadão

Hupaa reforça campanha para pedir apoio do cidadão

A campanha Elogie Quem Você Admira, promovida pelo Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa), instituição que pertence à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e é gerenciada pela rede Ebserh, vem surtindo efeito. Profissionais do HU, usuários e acompanhantes estão disponibilizando, cada vez mais, um tempo para parabenizar o trabalho desenvolvido pelo Hospital. Desde a largada da campanha, em abril deste ano, os registros de elogios vêm aumentando de forma continuada.

Identificar os problemas da instituição é fundamental para melhorar o atendimento ao cidadão. Mas o Hospital Universitário, que tem o compromisso de garantir uma assistência humanizada, de qualidade e com responsabilidade, também precisa saber quais são os profissionais e os setores que realmente estão cumprindo com os valores do Hupaa. “Além de mensurar as metas, nós temos como fazer a avaliação e saber quem está seguindo os valores do HU também a partir dos elogios. A melhoria do serviço depende da participação do usuário, dos trabalhadores e da sociedade. Precisamos saber quem são os bons profissionais, para que eles sejam colocados ou continuem nos lugares certos”, frisa o superintendente do HU, Célio Fernandes.

Elogios, críticas e gestão participativa

Os elogios contribuem para a elevação da autoestima do trabalhador e, consequentemente, geram impactos positivos para a instituição, pois os profissionais sentem mais prazer em realizar as suas tarefas quando eles têm os seus trabalhos elogiados, dedicando-se a inovar e repensar como podem contribuir para a melhoria do trabalho desenvolvido. Vanessa Ferry, chefe da Unidade de Atenção Psicossocial do HU, diz que “o elogio é um estímulo que incentiva a pessoa a se autoavaliar e impulsiona as ações que são positivas”.

As críticas também são levadas em consideração pelo HU, como deve ocorrer em uma gestão preocupada com melhorias. “É assim que se faz uma gestão participativa. A voz do cidadão, sobretudo quando ele se dispõe a elogiar, é o grande termômetro, pois sabemos que, infelizmente, no Brasil, vivemos na cultura da crítica. Então, quando o cidadão vai até a Ouvidoria elogiar, sabemos que o trabalho realmente está sendo bem desenvolvido pela equipe e que o grupo ou a pessoa elogiada precisa ficar à frente de grandes projetos do HU”, pontua o superintendente.

A Campanha

A campanha foi idealizada pela Ouvidoria do Hupaa, no mês de abril deste ano. Divulgada também internamente, a campanha é reforçada por meio de cartazes e vídeo. O cidadão que tiver interesse em elogiar, sugerir ou criticar algum serviço desenvolvido no Hospital Universitário deve entrar em contato com a Ouvidoria, que tem acesso disponível através do telefone (82) 3202-3877, pelo e-mail [email protected] e plataforma fala.BR. Os interessados em participar da melhoria do HU também podem utilizar formulários, que são entregues na recepção do HU, ou utilizar o serviço da Ouvidoria presencialmente, de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h; e às sextas-feiras, das 7h às 16h.

Rhaíssa Leon, atual chefe da Ouvidoria, afirma que o objetivo da campanha é incentivar a cultura do elogio, sobretudo, neste contexto de pandemia. “Diante do momento, o elogio aos profissionais do Hupaa é um gesto de carinho, pelo reconhecimento desta luta a que se propuseram realizar em defesa da sociedade”, destaca.

CAMPANHA

Conheça a lista dos elogiados (abril – maio)

ELOGIADOS

Andréa                                                  Residente Médica Pediátrica

Adriana Costa                                       Psicóloga da Unidade de Atenção Psicossocial

Geisa                                                    Equipe de Enfermagem

Kladson                                                 Fisioterapeuta

Juliana                                                  Recepcionista DivGP

Maria Conceição                                   Fonoaudióloga

Maria Isabel                                          Bibliotecária

Manoel Juvenal                                     Médico do Trabalho

Renata Carvalho                                   Psicóloga

Rosa Pasciucco                                    Profissional de Educação Física

Sarah Barros                                        Terapeuta Ocupacional

Sirlene                                                  Equipe de Higienização Clínica

Taciana                                                 Equipe de Enfermagem

Suzana                                                 Residente Médica Pediátrica

Vanessa Ferry                                      Chefe da Unidade de Atenção Psicossocial

SETORES ELOGIADOS

Equipe de Enfermagem da Clínica Pediátrica

Equipe de Higienização

Ouvidoria