Geral

Hospital de Campanha segue protocolos e ajuda a salvar vidas em Arapiraca

06/07/2020
Hospital de Campanha segue protocolos e ajuda a salvar vidas em Arapiraca

Dados estatísticos apresentados pela equipe do Hospital de Campanha José Fernandes, em Arapiraca, revelam que não houve casos de internação para pacientes menores de 25 anos desde que o local foi inaugurado.

“Estamos alinhando todos os dados, fazendo comparativos e captando informações que possam ajudar nos estudos científicos do vírus, no Brasil e do Mundo”, explicou o diretor hospitalar, o enfermeiro Diego Albuquerque.
A base de dados, ainda segundo o dirigente, é fundamental para que se tracem as estratégias de apoio, os procedimentos médicos e até mesmo o trabalho de acolhimento e humanização. “Pessoas mais idosas necessitam de cuidados e apoio em alguns procedimentos. Estamos atentos aos detalhes”, falou.
O Hospital de Campanha segue o Protocolo determinado pela Secretaria de Estado da Saúde, que por sua vez é baseada nas recomendações da Organização Mundial da Saúde. A SESAU, que tem a frente o secretário Alexandre Ayres, também é responsável pela regulação dos leitos.
Nos informativos dos pacientes também constam a cidade de referência de cada um. “Recebemos pessoas de outros municípios também e oferecemos o mesmo tratamento. Aqui, salvar as vidas dos alagoanos será sempre a nossa meta”, acrescentou Diego.
No relatório apresentado pelo Hospital também constam as comorbidades de cada paciente (doenças pré-existentes), tipo sanguíneo e evolução de todo caso clínico. Diariamente os números são enviados a secretaria, responsável por encaminhar dados aos demais órgãos de saúde e também a imprensa.
“Estamos levantando números com celeridade e previsão, pois numa pandemia a informação correta pode ajudar a salvar pessoas não só aqui, mas ao redor do mundo. Alagoas tem sido referência e a cada vida salva em nosso Estado, todos comemoramos, pois o trabalho é de cooperação”, finalizou o diretor do hospital.
Inaugurado em junho, o Hospital de Campanha já recebeu 61 pacientes, dos quais 32 já tiveram alta, nove foram transferidos e dois faleceram.