Geral

Veja como utilizar a energia de forma segura no home office com as orientações da Equatorial

04/06/2020
Veja como utilizar a energia de forma segura no home office com as orientações da Equatorial

O isolamento social mudou bastante a vida dos alagoanos, especialmente daqueles que estão trabalhando em home office. É preciso observar o melhor local e dispor dos equipamentos necessários para manter a produtividade. Entretanto, algo que é importante se atentar é o uso seguro da energia na rotina. Por isso, a Equatorial Energia Alagoas preparou algumas dicas para que o trabalho dentro de casa seja realizado com segurança.

  • Em muitas residências, é comum o compartilhamento do mesmo ambiente para o trabalho em home office. Dessa forma, é preciso ficar atento ao uso do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O recomendado é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo;
  • Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à energia. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes.
  • Se precisar trocar uma lâmpada, desligue o interruptor. Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca. Não exagere na força ao rosquear, pois o vidro pode quebrar em sua mão;
  • É importante não fazer improvisações, como desencapar fios e conectá-los, nem utilizar fios emendados. Se precisar de extensões maiores, não faça por conta própria e compre o item no tamanho adequado a sua necessidade;
  • Cuidado ao consumir líquidos próximo aos equipamentos eletrônicos, evitando assim o risco de acidentes e choques elétricos;
  • Ao finalizar o expediente, desligue os equipamentos da tomada. Além de impedir a possibilidade de curtos-circuitos, isso contribui para diminuir o consumo de energia.

O executivo de Segurança da Equatorial, Rafael Clemente, esclarece que nesse momento de isolamento, os cuidados de segurança com a energia não podem ser deixados de lado.  “Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado indicam problemas na instalação que precisam ser corrigidos imediatamente. A instalação elétrica da residência deve ser adequada a carga dos equipamentos que serão utilizados, bem instalada, com boas conexões e aterramento”, reforçou.

Rafael, explica ainda que além das dicas mencionadas, é necessário ficar atento ao uso do celular enquanto está sendo carregado. “O aparelho celular se tornou um item indispensável na vida de todos, sobretudo na pandemia. Porém é preciso evitar o uso do equipamento enquanto está na tomada. Durante o processo de carregamento, há um aquecimento da bateria, que pode ser intensificado se combinado com a utilização em ligação. O risco aumenta se a pessoa utilizar carregadores que não sejam originais de fábrica. Esses carregadores ‘piratas’ não passam por controles de segurança de órgãos como o Inmetro, o que expõem às pessoas a acidentes”, declarou.

O executivo finaliza orientando que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192.