Geral

O Arrasta-pé é na Sua Casa: Fmac e Asforral iniciam, nesta terça, programação junina

23/06/2020
O Arrasta-pé é na Sua Casa: Fmac e Asforral iniciam, nesta terça, programação junina

Mesmo dentro de casa, vai ter, sim, arrasta-pé para os maceioenses. Para que as festas juninas não passem em branco, durante o período de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), e a Associação dos Forrozeiros de Alagoas (Asforral) promoverão quatro noites de forró. A abertura, com transmissão nos canais no Youtube da Prefeitura de Maceió e do Forró Alagoano, acontece nesta terça-feira (23), às 18h.

Os responsáveis por abrir a noite serão os trios de forró de Guga Max, Allison Cunha e Valério do Sertão, artistas reverenciados no cenário local. Às 20h, Joelson dos 8 Baixos, um dos forrozeiros convidados, entra na transmissão. Ele luta pela preservação da sanfona de 8 baixos, da qual o tocar é uma técnica praticamente em extinção. Anderson Fidelis, da nova geração do forró alagoano, também participa.

Os gigantes Minhocão do Forró e Lula Sabiá completam a primeira noite de lives promovidas pela Fmac e pela Asforral. O objetivo do projeto, nas palavras de Vânia Amorim, diretora-presidente da Fundação, é “gerar renda e trabalho para uma parte da cadeia produtiva dos festejos juninos, essencialmente músicos e técnicos”. Para que a tradição se mantenha viva em tempos de crise mundial do coronavírus, segundo ela, “é preciso reinventar a forma de comemorar, priorizando as medidas de segurança necessárias que o momento exige”.

A programação continua na quarta-feira (24), a partir da 18h, com os trios de forró Billi, Bacurau e Sol Brilhando, Messias Lima, Chau do Pife, Fineza e Irineu Nicácio, e depois tira uma folga até o domingo (28). Nesta terceira data, apresentam-se os trios de Tonho da Real, Rogério Nicácio e Zé de Princesa, além de Sandoval, Gil Neves, Milla do Acordeon e Xameguinho.

No encerramento, na segunda-feira (29), participam da transmissão Gogó da Ema, Betinho Marcolino, Abanos do Forró, Alberto Germano, Jaques Setton, Eliezer Setton e Tião Marcolino.