Geral

Nota máxima em Conceito Preliminar de Engenharia Civil do Ifal é destaque na Plataforma Nilo Peçanha

22/06/2020
Nota máxima em Conceito Preliminar de Engenharia Civil do Ifal é destaque na Plataforma Nilo Peçanha

Ifal

A Plataforma Nilo Peçanha (PNP) divulgou em sua página a apresentação dos dados de 2020 (ano-base 2019) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O documento traz um perfil da rede, assim como dos docentes, cursos e instituições que a compõem. O destaque vai para o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, que têm o curso de Engenharia Civil em evidência no tocante ao Conceito Preliminar de Curso (CPC) com nota máxima 5.

O CPC é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. Como indicador de qualidade, o CPC é divulgado anualmente junto aos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O diretor de ensino do campus, Israel Crescêncio, lembra que este processo de avaliação é complexo, sendo conduzido pelo Ministério da Educação (MEC), através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), envolvendo vários fatores referentes à instituição. De acordo com ele, é feita uma avaliação em âmbito geral (todos os cursos) e uma local (curso específico). Além disso, envolve a realização do Enade e da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A CPA é responsável pela autoavaliação que gera subsídios para o bom funcionamento da instituição. Com base em todos resultados descritos é possível gerar o CPC, que depois vai gerar o Índice Geral de Curso (IGC), divulgado após o Enade. O CPC vai de 1 a 5. O conceito 5 traduz grandes diferenciais, por se tratar de um nível de excelência, que deve servir de exemplo e ser buscado por todos”, explica o diretor.

Para o chefe do Departamento de Ensino Superior do campus, Rodolfo Santos, o CPC ajuda e orienta na escolha da instituição de ensino pelo aluno para cursar sua graduação. “O curso de Engenharia Civil tem sido pensado desde sua criação para atingir este nível de excelência: oferecer uma formação de qualidade no interior do estado de Alagoas com potencial de qualificação igual a instituições federais dos grandes centros urbanos. Excelência essa pautada no esforço coletivo de todos que fazem o campus. Esse é o segredo!”, ressalta o docente.

Segundo ele, nesta ótica, o Departamento é um agente de gerenciamento das ações elaboradas pelo colegiado do curso, do Núcleo Estruturante Docente (NDE) e do Centro Acadêmico, em atenção às exigências e prazos estabelecidos pelo MEC. “É muito importante ficar atento a tudo isso, principalmente daqui para frente, pois o desafio maior não é a obtenção da nota, mas sim, sua permanência”, lembra Rodolfo.

O coordenador do curso, Fernando Nascimento, comemora o êxito alcançado, mas reforça que esta é uma vitória conjunta que envolve professores, estudantes, técnicos e terceirizados. “É um trabalho que vem desde o grupo que pensou o curso anos atrás, depois todos os professores, coordenadores e outros profissionais do campus que tiveram participação no desenvolvimento de todas as atividades que fazem parte da Engenharia Civil”, diz.

O segredo, para ele, está no comprometimento e dedicação de toda a equipe. “Todos querem fazer o melhor pra que tenhamos a qualidade que temos alcançado, e que não se reflete somente nessa nota. Tem um reflexo muito prático, que é visto na vida dos nossos alunos egressos. E são justamente os nossos alunos que fazem também com que esse trabalho dê resultados”, justifica Fernando.

Plataforma Nilo Peçanha

A plataforma é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal e tem como objetivo reunir os dados sobre corpo docente, técnico, discente e de dados financeiros das unidades que compõem essa rede, para fins de cálculos dos indicadores de gestão monitorados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

O acesso à plataforma se dá pelo link: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2020.html e o usuário pode navegar pelas abas. É possível estabelecer o filtro que se deseja aos dados, selecionando todas as instituições, apenas uma ou as instituições por regiões brasileiras, por exemplo.