Geral

Ibope realiza terceira etapa de pesquisa sobre covid-19 em Arapiraca

18/06/2020
Ibope realiza terceira etapa de pesquisa sobre covid-19 em Arapiraca

Arapiraca participa de terceira fase da pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), que em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Ministério da Saúde, realiza o primeiro estudo brasileiro que investiga o número de infectados pelo novo coronavírus.

Os resultados da pesquisa devem fornecer dados mais precisos sobre o Covid-19 e possibilitar traçar estratégias para o combate da pandemia e programas de prevenção. Esta terceira fase será executada em Arapiraca, na próxima semana, do dia 21 a 23 de junho.

Nas duas primeiras fases foram realizados 500 testes. E nesta terceira, mais 250. Em Alagoas, apenas Maceió e Arapiraca participam da pesquisa, que deve ser concluída no Estado com 1500 testagens. No final, será apresentado o índice de casos positivos e a proporção estimada de pessoas com anticorpos, que significa que têm ou já tiveram o coronavírus.

Terceira Fase

Para realizar o trabalho, os entrevistadores e supervisor do Ibope contam com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, que articula as atividades em cada setor censitário, acionando as direções das unidades de saúde, que atuam com a participação dos agentes comunitários, que acompanham os entrevistadores nas visitas.

Para a atividade, os agentes comunitários de saúde usam os equipamentos de proteção individual, a exemplo de máscaras, luvas e álcool gel. Antes de entrar nas residências, os entrevistadores perguntam se os membros aceitam realizar a entrevista e informam que através do tablet será realizada um sorteio aleatório, onde um membro da casa será entrevistado e passará pelo teste da COVID 19.

Caso esse membro tenha o resultado positivo, todos os outros da residência também serão testados para COVID 19. Ao final de cada dia da pesquisa, às informações dos casos positivos são enviadas à Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde, que direciona o fluxo dos pacientes no serviço de saúde de Arapiraca.