Geral

Hospital de Arapiraca teve 32 pacientes que receberam alta da Covid-19

01/06/2020
Hospital de Arapiraca teve 32 pacientes que receberam alta da Covid-19

Trinta e dois pacientes receberam alta médica da Covid-19 no Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, desde o início da implantação de leitos exclusivos para doença, em meados de maio. As informações foram divulgadas através de um Boletim Diário interno da instituição.

As altas são resultados de um grande empenho por parte dos profissionais de saúde que estão na linha de frente da assistência aos infectados. Elas foram comemoradas pela direção do hospital. O diretor médico Ulisses Pereira parabenizou o trabalho da equipe e destacou o momento como único na história da instituição.

“Há um grande esforço da equipe em cuidar desses pacientes diante de um cenário tão cheio de desafios. Mas a experiência de nossos profissionais, aliada a motivação dos que chegam para ajudar, tem trazido boas respostas”, falou.
Os dados do boletim revelam ainda que foram realizados centenas de atendimentos de casos suspeitos da Covid-19 e os graves precisaram de internação, seja na enfermaria ou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A ocupação atual é de 83.3% e 100%, respectivamente.
Mesmo após a alta, que ocorre em virtude da melhoria do quadro clínico, alguns pacientes precisam ter cuidados contínuos em suas residências. Todas as informações são repassadas para as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, sendo essa última responsável pela regulação dos leitos.
Estrutura
O suporte aos eventuais pacientes que desenvolverem a síndrome causada pelo vírus ocorre nos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 18 de enfermaria. Um setor inteiro do hospital foi reformado para abrigar essa nova estrutura, através de investimento feito com recursos do próprio HR.
Alguns equipamentos dos leitos foram cedidos pelo Governo do Estado. Nas UTI´s, a estrutura é equipada com os ventiladores pulmonares, que são os responsáveis por assegurar a correta e necessária oxigenação do paciente. Para atender a este novo espaço e à demanda da cidade, foram contratados vários profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, além de equipes de apoio.
“Diariamente nos confrontamos com desafios. Por isso reforçamos sempre o pedido de que os que puderem ficar em casa, o façam. Pois os casos aumentam e a nossa capacidade, assim como dos demais hospitais, têm limites de atendimento. A consciência coletiva é prioridade nesse momento”, avaliou Magela Pirauá, provedor do Hospital.