Geral

Covid-19: primeiro dia de funcionamento registra 100 atendimentos em Jacarecica

02/06/2020
Covid-19: primeiro dia de funcionamento registra 100 atendimentos em Jacarecica

Unidade de Referência em Síndrome Gripal começou a atender nessa segunda-feira

Mais uma Unidade de Referência em Síndrome Gripal começou a atender aos usuários de Maceió, nessa segunda-feira (1º). Desta vez, o novo modelo foi implantado em Jacarecica, na unidade Maria da Conceição Fonseca Paranhos, que fica na rua Amanda de Medeiros Carlos. Somente no primeiro dia de funcionamento, 100 usuários foram beneficiados.

Com o atendimento seguindo o fluxo Fast-Track, conforme é recomendado pelo Ministério da Saúde, os usuários passam pela triagem, registro do atendimento (prontuário) e atendimento com os profissionais de saúde.

Na unidade, o paciente pode ainda pode ser medicado, fazer o teste rápido para covid-19 – caso atenda aos critérios e o médico prescreva – e ser encaminhado para fazer exames de imagem (como raio-x e ultrassom). Nos casos de maior gravidade, a unidade conta com uma ambulância para a transferência para unidades de urgência ou emergência.

Além da unidade localizada em Jacarecica, a UBS Walter Lima (Santa Amélia), UBS Jorge Duarte Quintela Cavacalnte (Graciliano Ramos) e USF Novo Mundo atendem pacientes com sintomas gripais leves, como febre, dor de cabeça, tosse, dor no corpo e dor de garganta.

Para o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, essa estratégia visa evitar que os casos leves se agravem, atendendo e tratando os usuários ainda nos sintomas iniciais. “Estamos trabalhando para ampliar os serviços, levando em consideração a necessidade da nossa população. Além disso, nossos profissionais estão capacitados para atender as demandas e orientar os usuários”, destaca.