Alagoas

Sebrae em Alagoas e BNB discutem parceria para otimização de crédito emergencial

27/05/2020
Sebrae em Alagoas e BNB discutem parceria para otimização de crédito emergencial

Na manhã desta terça-feira (26), a diretoria executiva do Sebrae em Alagoas participou de uma reunião virtual com a superintendência do Barco do Nordeste (BNB) em Alagoas. Durante o encontro online, as instituições alinharam uma parceria para otimizar o acesso de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) à uma linha de crédito emergencial que será operacionalizada com recursos do Fundo Institucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

O crédito operacionalizado pelo BNB será ofertado em duas modalidades: capital de giro e investimentos, que terão juros de 2,5% ao ano. O capital de giro financia despesas de custeio, manutenção e formação de estoque, despesas com salário e contribuições e exige comprovações como gastos com aquisição de matérias-primas e insumos nos últimos 180 dias e gastos gerais (folha de pagamento, aluguel e energia elétrica) nos últimos 90 dias.

Para a modalidade capital de giro, o crédito será de até R$ 100 mil com reembolso em 24 meses, carência máxima até 31 de dezembro de 2020 e garantia exclusivamente fidejussória. Com crédito de até R$ 200 mil, prazo de até 12 anos, carência até 31 de dezembro de 2020 e garantia fidejussória; a modalidade investimentos financiará itens destinados ao enfrentamento da crise provocada pelo avanço da Covid-19.

Na reunião digital, o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, frisou a importância da parceria com o BNB em meio aos efeitos da pandemia na economia local. “Quero agradecer à direção do BNB por entender esse cenário de crise e facilitar a vida do empresariado, que poderá ter no crédito um apoio para superar essa crise. Vamos juntar esforços para estreitar a relação entre o empresário e o BNB para que esses créditos fluam. Estamos à disposição do BNB”, afirmou.

“Vamos capacitar o nosso pessoal para dar essa assistência ao empresariado e imagino que possamos ter bons frutos dessa relação. Essa parceria mostrará que nós vamos ser eficientes e vamos ajudar e muito nessa relação entre o BNB e o setor produtivo local”, complementou o superintendente Marcos Vieira.

O superintendente estadual do BNB, Pedro Ermírio de Almeida, avalia como fundamental a parceria com o Sebrae em Alagoas. “Nesse contexto, o estreitamento da relação com o Sebrae, que é uma parceria de longa data, é de fundamental importância para que a gente possa levar os créditos do FNE Emergencial e as demais linhas do programa para o maior número de MPEs, que é o público prioritário de atuação do BNB, e minimizar os impactos da crise ao maior número de MPEs possível aqui no estado de Alagoas”, enfatizou.

O superintendente do BNB em Alagoas defende que a parceria vai agilizar o repasse de crédito para as empresas interessadas. “Poder contar com essa equipe, essa mão de obra qualificada que vai repassar o maior número de informações e detalhes acerca dessas linhas de financiamento, será fundamental para que a gente possa contar com a recepção e cadastro de documentos já organizados e disseminar e divulgar as plataformas digitais de atendimento do BNB para esse público”.

A operacionalização do crédito emergencial seguirá uma série de etapas, que serão acompanhadas pelo Sebrae em Alagoas: entrevista, cadastro, cálculo do limite via credit scoring e visita gerencial, apresentação da documentação necessária ao pleito, análise da documentação via central de crédito, contratação da operação, desembolso e reembolso.

Na etapa de cadastro, o interessado deverá apresentar documentos relacionados à empresa: ficha de cadastro devidamente preenchida, assinada e rubricada em todas as folhas, documentos constitutivos (contrato social e demais alterações e PGDAS e recibo de entrega) e, também, documentos pessoais de sócios com mais de 10% ou representantes e de cônjuges.

Os documentos pessoais são ficha de cadastro devidamente preenchida, assinada e rubricada em todas as folhas, documento de identificação (RG, CPF e CNH, por exemplo), comprovante de endereço atualizado, declaração de Imposto de Renda completa 2019/2018, incluindo recibos, comprovação do estado civil, escrituras das propriedades de bens imóveis declarados no Imposto de Renda e certificado de registro de veículo, se possuir.

O diretor técnico do Sebrae em Alagoas, Vinicius Lages, também participou da reunião. Para ele, o momento atual é desafiador e exige que o empresário esteja preparado para as mudanças que aparecerão na retomada. “É um momento para entender o que está acontecendo e, sobretudo, como esses pequenos negócios podem atravessar essa fase crítica e enfrentar o novo na retomada. Essa parceria será importante para que a gente possa compreender as necessidades e assimilar essas propostas para torná-las mais facilmente analisáveis pelo banco de modo que a gente acelere os processos e dê segurança também para as partes”, disse.

Para o diretor de administração e finanças do Sebrae em Alagoas, Roberval Cabral, o crédito é muito bem-vindo para o empresário que precisa superar a crise e garantir a sobrevivência do negócio. “A oferta do banco é a que mais está assemelhada com as necessidades, de acordo com os recursos que nesse momento são difíceis para o pequeno empresário. Então, eu acho que esse momento foi muito oportuno para o BNB ofertar juros com meios possíveis de se alcançar”, ressaltou.

Atendimento remoto do Sebrae em Alagoas

Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelo portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).