Brasil

Rede bolsonarista é alvo de ação da PF contra ‘fake news’

27/05/2020
Rede bolsonarista é alvo de ação da PF contra ‘fake news’
Grupo de aliados de Bolsonaro estaria por trás de esquema de notícias falsas

Grupo de aliados de Bolsonaro estaria por trás de esquema de notícias falsas (foto: EPA)

Uma rede de políticos, empresários e blogueiros bolsonaristas é alvo de uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta quarta-feira (27), no âmbito de um inquérito sobre um suposto esquema de disseminação de notícias falsas e ameaças contra membros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O relator da investigação é o ministro Alexandre de Moraes, que expediu 29 mandados de busca e apreensão contra uma série de aliados de Bolsonaro.

Entre os alvos estão os empresários Luciano Hang (Havan) e Edgard Corona (Bio Ritmo e Smart Fit), o ex-deputado federal Roberto Jefferson, os blogueiros Allan dos Santos e Winston Lima e a ativista Sara Winter.

Moraes também determinou que os deputados federais Bia Kicis, Carla Zambelli, Daniel Silveira, Filipe Barros, Junio do Amaral e Luiz Philippe de Orleans e Bragança sejam ouvidos no inquérito, assim como os deputados estaduais paulistas Douglas Garcia e Gil Diniz. Todos eles são do PSL, ex-partido de Bolsonaro.

“O que está acontecendo é algo que qualquer um desconfie que seja proposital. Querem incentivar rachaduras diante de inquérito inconstitucional, político e ideológico sobre o pretexto de uma palavra politicamente correta? Você que ri disso não entende o quão em perigo está!”, escreveu no Twitter o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente.

A investigação apura a existência de um grupo que estaria por trás da disseminação sistemática de notícias falsas contra ministros do STF, com suposto financiamento de empresários.