Alagoas

Maio Amarelo terá campanha digital em Alagoas e abordará prevenção à COVID-19

11/05/2020
Maio Amarelo terá campanha digital em Alagoas e abordará prevenção à COVID-19

O Maio Amarelo, movimento realizado anualmente para conscientizar a população sobre os riscos do trânsito, terá uma abordagem diferenciada em 2020. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) preparou uma campanha exclusivamente digital e que irá aliar o incentivo aos cuidados no trânsito com as medidas preventivas à transmissão da doença.

O formato está em conformidade com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que, em conjunto com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, estabeleceu a realização de ações digitais em todo o país, adiando as atividades presenciais para setembro. O mote da campanha nacional esse ano será “Perceba o risco. Proteja a vida”.

“Diante de uma pandemia, resolvemos aderir ao modelo de campanha digital, diminuindo custos e, ao mesmo tempo, contribuindo para os esforços de evitar acidentes e lotação nos hospitais, garantindo que todos os recursos sejam empregados no enfrentamento da pandemia”, explica o diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão.

Para Gabriel Fireman, diretor de arte da Lubi Digital, agência idealizadora da campanha, o processo de criação foi um desafio, tendo em vista que foi realizado totalmente on-line. Ainda assim, ele acredita que a equipe alcançou um resultado satisfatório e irá conseguir levar a mensagem do movimento à população. “Com a experiência de estar vivenciado o momento, fomos assertivos na escolha da linguagem e das peças, e isso me motivou a desenvolver o mote: essencial é ter cuidado. Junto ao tema oficial da campanha, vamos dar toda informação que a população espera”, afirma.

Fireman ressalta que a campanha será marcada pelo incentivo aos cuidados no trânsito neste momento de pandemia. “Muitas pessoas que precisam sair de casa estão buscando informações de como se prevenir, e isso é ótimo, pois a campanha é voltada para a informação e educação desses condutores e pedestres que realmente necessitam se deslocar seja de carro, motocicleta, bicicleta ou a pé. Com isso, de maneira bem didática e de forma interativa, criamos um conteúdo que vai atender a essas e outras dúvidas em meio a circunstâncias atípicas que estamos vivendo”, finaliza.

Campanha Digital

Durante todo o mês, as redes sociais da autarquia contarão com uma programação voltada para temas como direção defensiva, higienização do veículo para prevenir a COVID-19 e orientações para os trabalhadores que, mesmo nesse período, possuem o trânsito como local de trabalho. Os alertas básicos sobre a prevenção e os sintomas também serão relembrados de forma lúdica.

Através das redes, servidores do órgão, em parceria com diversas autoridades e especialistas em trânsito, irão promover três lives abordando mobilidade urbana, fiscalização, educação para o trânsito e saúde e segurança. As lives serão previamente divulgadas para toda a população.

Produções sobre trânsito

A programação da campanha ainda será marcada pela I Antologia de Trânsito de Alagoas, uma iniciativa do Detran/AL em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN/AL) e com todas as instituições que fazem parte do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM). A ideia é reunir produções artísticas sobre trânsito.

Serão aceitas produções nos gêneros de poesia, dissertação argumentativa, paródia, desenho, produção de vídeos e composição musical. A inscrições para participação já estão disponíveis através do link: https://doity.com.br/i-antologia-de-transito-de-alagoas. Os melhores trabalhos serão selecionados pela comissão avaliadora e receberão certificado digital e premiação simbólica em evento a ser divulgado posteriormente.