Geral

Itec Mais Saudável levará aos servidores do Instituto atividade física durante isolamento

08/05/2020
Itec Mais Saudável levará aos servidores do Instituto atividade física durante isolamento

A água, quando parada, só cria limo e dengue. De certa maneira, é assim também com nosso corpo se parado muito tempo: não se conduz a nada saudável. Foi pensando por esse viés, que um colaborador do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), também professor de educação física e atleta, propôs o programa Itec Mais Saudável, uma série de iniciativas que proporcionarão aos servidores rotina de exercícios físicos durante o isolamento social.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, para prevenir o organismo contra a infecção por coronavírus, exercícios diários por pelo menos trinta minutos para adultos e 1 hora para crianças. Durante o isolamento, mesmo quem tinha uma prática frequente de atividades físicas acaba negligenciando durante o período em casa.

“O programa Itec Mais Saudável tem como proposta dar novas possibilidades para que os integrantes do Instituto possam treinar em casa com pouco ou nenhum recurso, com isso ajudando no aumento da imunidade, claro que alimentação, sono regular e higiene são primordiais nesse processo” explicou o educador físico, atleta e proponente do projeto Itec Mais Saudável, David Gerbase.

“Os exercícios diminuem o estresse que o isolamento causa, auxiliam nos quadros de depressão e ansiedade. Uma meta que temos é de que todos os colaboradores do Itec pratiquem algum exercício físico em casa e que essa prática possa estar no cotidiano de todos, pois quando bem orientada e de forma moderada, só traz benefícios e melhor qualidade de vida, principalmente nessa época tão difícil”, concluiu Gerbase.

A ideia teve boa recepção da força de trabalho do Instituto, que compareceu à videochamada onde foi apresentado o programa e onde David se colocou á disposição para, inclusive, elaborar planos específicos de treino para os colaboradores.

“A iniciativa é interessante, pois ela nos coloca em movimento e integra as pessoas, então isso gera motivação. Estamos em casa, dando conta do trabalho e ainda cuidando da casa e da família e tudo nos cansa muito. Um programa como esse nos motiva e nos torna mais próximos, com a mesma finalidade e intenção de propósito, tanto na saúde como numa melhor produção laboral, além disso, estamos nos vendo, nos falando, então isso deixa a gente mais vivo, mais presente” ressaltou Tereza Olegário, gerente executiva de valorização de pessoas do Itec e psicóloga.

O programa contará com vídeos de treinos para iniciantes e intermediários, ginástica laboral e treinos individualizados onde os solicitantes dirão ao professor o que tem à mão de material que possa auxiliar nos exercícios. David Gerbase tem como experiência ter sido professor de musculação e proprietário de academias, pratica jiu-jitsu há 25 anos já tendo competido como lutador e tem no currículo passagens pela escolinha de futebol do Clube de Regatas Flamengo, no Rio de Janeiro, e no alagoano Clube de Regatas Brasil (CRB).