Geral

Isolamento social: Semed disponibiliza livro online com atividades

20/05/2020
Isolamento social: Semed disponibiliza livro online com atividades

Um tesouro a descobrir. Este é o título do livro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para incentivo ao conhecimento em tempos de pandemia.

Baixe aqui o livro

Nesta terça-feira (18), a Biblioteca Carlos Moliterno da Semed divulgou no instagram da biblioteca (@bcmsemedmaceio) o livro “Um tesouro a descobrir”. O objetivo é que o livro seja um suporte para as atividades de educação em tempos de pandemia.

O livro faz parte da iniciativa “Fique em casa”, que possibilita materiais didáticos por meio das mídias sociais aos pais de alunos da rede e foi proposto por Rita Hipólito, roteirista do lançamento e coordenadora-geral do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pund) em Maceió. O livro traz atividades para educar nos tempos de isolamento e uma narrativa educativa por meio de jogos e brincadeiras. “O nosso compromisso é acompanhar os sonhos, aspirações, descobertas e brincadeiras para apoiar e proteger as crianças nas suas caminhadas para o conhecimento”, disse a coordenadora.

A narrativa acompanha os personagens “Tininho e Tininha” e divide uma aventura em quatro partes de um mapa do tesouro, onde os alunos podem desbravar juntamente com os integrantes da história. Segundo Hilda Lacerda, criadora dos personagens, escritora e professora da Escola Municipal Nosso Lar I, as atividades estimulam os pilares da educação.

“Os jogos são excelentes para despertar o interesse e a imaginação dos alunos. O conteúdo são os pilares da educação. Aprender a ser, a fazer e aprender a conviver. Nesse momento tão difícil, surge também a oportunidade de nos reinventarmos”, ressaltou a professora.

A coordenadora de bibliotecas da Semed, Janaína Tenório, fala da importância da leitura no aprendizado. “A leitura é importante em todo o processo de educação. A leitura pode ser usada para fins de estudo, pesquisa, autoconhecimento e lazer. E a literatura infantil desempenha um papel lindo, de modo que ao mesmo tempo ensina e diverte a criança”, disse.

O livro “Um tesouro a descobrir” está disponível no Instagram da Biblioteca Carlos Moliterno.