Alagoas

Inácio Loiola cobra maior fiscalização de agências bancárias, lotéricas e correspondentes financeiras

09/05/2020
Inácio Loiola cobra maior fiscalização de agências bancárias, lotéricas e correspondentes financeiras

O deputado estadual Inácio Loiola protocolou na Assembleia, no dia 28 passado, uma indicação requerendo que o Executivo determine a disponibilização obrigatória de álcool antisséptico 70º INPM pelas agências bancárias, lotéricas e correspondentes financeiras. O parlamentar foi motivado por denúncias recebidas acerca do não fornecimento deste material de proteção nas instituições bancárias durante atividades nos caixas eletrônicos e presenciais e considera esta uma medida preventiva ao contágio pelo coronavírus.

De acordo com o deputado Inácio Loiola, o decreto estadual nº 69.722, de 4 de maio de 2020, estabelece que os bancos e agências lotéricas disponibilizem o álcool em gel para seus clientes em suas agências bancárias em local visível e de fácil acesso, além do aviso de orientação sobre a importância da higienização regular dos ambientes, equipamentos de contato e uso obrigatório de máscaras de proteção individual.

Atento as ações no combate a Covid19, Loiola esclarece que a prevenção na saúde pública abrange medidas não apenas para prevenir a ocorrência por meio do contato direto, como no caso do coronavírus, mas também para deter sua evolução e minimizar as consequências, principalmente, quando há a necessidade do manuseio de dinheiro, que obrigatoriamente já passou pelas mãos de muitas pessoas, e pelo uso ilimitado de teclas, telas e leitores de digitais em caixas eletrônicos, entre outros.

“Como os caixas eletrônicos permanecem em funcionamento para a população durante o período de isolamento domiciliar em Alagoas, temos verificado que não há álcool 70º disponível para os consumidores que precisam ir até esses locais. A prevenção é fundamental.”, relatou Inácio Loiola.

Em áreas de aglomeração e circulação de milhares de pessoas a iniciativa de higienização com álcool 70% já é um grande aliado para evitar o agravamento da contaminação por vários tipos de vírus e bactérias, no qual “devemos cobrar maior fiscalização pelo Governo do Estado para que as agências bancárias deixem disponibilizado o álcool antisséptico nos setores dos caixas eletrônicos, bem como no interior das agências financeiras sob pena de multa e interdição, conforme o disposto neste Decreto”, afirmou o parlamentar.