Variedades

Fundação Casa de Rui Barbosa escolhe novo diretor do Centro de Pesquisa

25/05/2020
Fundação Casa de Rui Barbosa escolhe novo diretor do Centro de Pesquisa

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Edgard Leite Ferreira Neto foi nomeado, neste segunda-feira, 25, como diretor do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa. A cessão do servidor de uma instituição para a outra foi publicada no Diário Oficial no momento em que os funcionários da fundação, um dos mais importantes centros de pesquisa do País e guardiã de acervos de importantes escritores e intelectuais, fazem um abaixo-assinado contra o fim da Fundação Casa de Rui Barbosa, que pertence à Secretaria Especial da Cultura – sem titular desde a saída de Regina Duarte na semana passada. O processo para transformar a fundação em um museu, extinguindo, assim, sua estrutura educacional de pesquisa, tramita no governo federal.

O posto estava vago desde janeiro, quando a presidente Letícia Dornelles dispensou ou exonerou cinco pesquisadores do Centro de Pesquisa, incluindo Antonio Herculano Lopes, então diretor. O receito, na época, foi que essa demissão coletiva representasse o primeiro passo para que o local se resumisse a museu e arquivo, deixando de lado a produção de conhecimento que o distingue como um dos principais centros de pesquisa fora de uma universidade.

Autor de Predadores: Repensando o Brasil em Seus Fundamentos Morais (2019), de Leituras Infinitas (2015), sobre a tradição bíblica e talmúdica, e organizador de História dos Cristãos-novos no Brasil (2017) e de Filósofos Judeus (2017), Edgard Leite é professor, ainda, da UERJ e pesquisador em História, Filosofia, Metafísica e Teologia.

Leite é também diretor do Instituto Realitas, cujo objetivo é o “fortalecimento de tendências intelectuais inovadoras e a abertura de novos horizontes para o pensamento brasileiro” – e está disponível na plataforma seu curso Desafios da Espiritualidade no Mundo Contemporâneo. É membro da Academia Brasileira de Filosofia, mestre e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e integrante do Conselho Administrativo da Sociedade Internacional de Estudos Jesuítas (Paris), e, ainda segundo informações de seu currículo, é integrante dos grupos de pesquisa do CNPQ Laboratório de Estudos da Consciência e Memória e Culto na Literatura Bíblica e diretor de Culto do Grande Templo Israelita do Rio de Janeiro.

Criado em 1952, o Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa é dividido em seis áreas: Filologia, História, Ruiano, Direito, Produção Cultural e Editoração. A Casa de Rui Barbosa data de 1928.

Autor: Maria Fernanda Rodrigues
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.