Alagoas

Escola de Governo dissemina conhecimentos de cursos por meio de lives abertas à população

28/05/2020
Escola de Governo dissemina conhecimentos de cursos por meio de lives abertas à população

Transmissões têm abordagem voltada para o contexto da pandemia

Com a recente pandemia do novo coronavírus, as lives se popularizaram e foram ganhando uma outra dimensão, indo para além dos limite das redes sociais. Foi justamente levando isso em conta que a Escola de Governo de Alagoas (Egal) encontrou, por meio delas, um jeito simples de continuar fazendo o que sabe de melhor: disseminar conhecimento.

Desde que suspendeu as aulas para evitar aglomeração de pessoas, a instituição já fez 6 lives abertas à população em geral. Disponibilizadas por meio do instagram da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), pasta a qual a Egal está vinculada, as transmissões ao vivo estão acontecendo com os próprios instrutores da Escola e também com profissionais voluntários que desempenham um trabalho já reconhecido dentro da gestão pública.

“Foi uma experiência nova pra mim, pois geralmente atuo no presencial, mas em tempos de distanciamento, é necessário se reinventar para interagir com as pessoas. Acho que temos um papel social no mundo e as lives têm proporcionado o exercício dele”, comenta a instrutora da Egal Joyce Bezerra, que debateu sobre gerenciamento de conflitos em tempos de pandemia durante uma das transmissões.

Realizadas uma vez a cada semana, as lives da Egal são dinâmicas e têm o intuito de levar para a casa de cada alagoano um pouco do conhecimento que geralmente é compartilhado lá no prédio da Escola de Governo. Além do gerenciamento de conflitos, a organização de finanças pessoais, a transformação e a inovação do Estado e a saúde mental foram alguns dos temas já discutidos, sempre com um diálogo que atrela os assuntos ao tempo de isolamento social e de pandemia nos quais estamos vivendo.

“A comunicação oral é uma das nossas principais formas de aprendizagem e proporcionar um espaço de interação com pessoas tão qualificadas é um ganho enorme à forma como a Egal concebe a educação junto aos servidores. Cada live é um momento de aprofundar conhecimentos e responder a dúvidas pertinentes de nossos espectadores. É um prazer mediá-las e conhecer tantos profissionais incríveis”, pontua o servidor da Escola e mediador das lives, Hugo Lima.

De acordo com a superintendente da Escola de Governo, Lavínia Guimarães, a iniciativa é uma das formas pelas quais a instituição tem dado continuidade à disseminação do conhecimento no âmbito da esfera pública alagoana e se mantido conectada aos servidores, mesmo que de longe.

“As lives têm proporcionado que consigamos transmitir, a servidores e à população em geral, um pouco dos conteúdos que fazem parte dos cursos da Egal. É por meio delas que temos seguido, de certa maneira, com o processo de aprimoramento e capacitação do funcionalismo alagoano, estimulando essa busca por conhecimento, que pode ser direcionada inclusive para os cursos EAD também disponíveis. Os temas abordados nas transmissões são muito pertinentes e os debates têm sido bastante proveitosos para todos, esperamos que contribuam tanto para a aprendizagem em si, quanto para tornar menos difícil esse momento tão atípico”, afirma a superintendente.

CURSOS EAD

Além das lives, a Escola de Governo também está disponibilizando mais de 160 cursos EAD gratuitos e com certificado em parceria com a Universidade Corporativa Caixa e com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Para se inscrever nas capacitações, basta acessar o site escoladegoverno.al.gov.br e clicar no botão da Enap ou da Caixa, disponíveis na página inicial da plataforma. Depois, o servidor precisará fazer um breve cadastro nos sites das instituições e, a partir disso, conseguirá participar do curso de interesse. Estão disponíveis capacitações nas áreas de Gestão de Pessoas, Inovação, Desenvolvimento Gerencial, Governo Digital, entre outras.