Cidades

Documentos de identidade pessoal são indispensáveis para quem procura uma UPA

29/05/2020
Documentos de identidade pessoal são indispensáveis para quem procura uma UPA

UPA Tabuleiro do Martins funciona todos os dias da semana e 24 horas por dia (FOTO: Márcio Ferreira)

Além de prestar atendimento pré-hospitalar para casos de urgência, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também garantem assistência a pacientes com suspeita ou que testaram positivo para a Covid-19. Mas, ao procurar atendimento, é necessário portar documentos que são necessários para identificar o paciente, cadastrá-lo no sistema de monitoramento, checar o histórico de atendimento anterior e, inclusive, localizar seus familiares, caso seja necessário.

Por isso, antes de dirigir-se a uma das 12 UPAs que funcionam em Alagoas, é imprescindível estar com a Carteira de Identidade, o Cartão SUS, CPF e um comprovante de residência, que pode ser uma fatura do consumo de água, energia elétrica ou do telefone. Além das quatro UPAs localizadas em Maceió, nos bairros do Trapiche, Benedito Bentes, Tabuleiro e Jacintinho, os alagoanos têm acesso a estas unidades em Delmiro Gouveia, Maragogi, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Penedo, São Miguel dos Campos e Viçosa.

Segundo a diretora da UPA do Tabuleiro do Martins, Emanoela Souza, a apresentação dos documentos pessoais do paciente no momento da chegada à UPA facilita o trabalho da equipe multidisciplinar. “Além da identificação do paciente, que é o primeiro ponto a ser observado, no documento pessoal o comprovante de residência é fundamental para acionar o endereço da família, caso seja necessário, já que alguns pacientes procuram atendimento quando estão sozinhos, sem que parentes tenham conhecimento. Quanto ao Cartão SUS, será possível verificar se a pessoa tem alguma doença pré-existente, como diabetes e hipertensão, por exemplo”, salientou.

Serviços 

As 12 UPAs existentes em Alagoas funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana e possuem leitos de observação, de urgência e exclusivos para pacientes com a Covid-19. As unidades oferecem assistência pediátrica, ortopédica, odontológica e clínica, além de contar com sala de nebulização, consultórios médicos, sala de gesso, laboratório de análises e oferecer exames de raios-x e eletrocardiograma.