Geral

Covid-19: unidades iniciam atendimento de pacientes com síndromes gripais

04/05/2020
Covid-19: unidades iniciam atendimento de pacientes com síndromes gripais

Unidades atendem a usuários com quadros leves de síndromes gripais

Como parte das ações de enfrentamento do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início, na manhã desta segunda-feira (4), ao funcionamento de duas unidades de referência para triagem e atendimento de usuários com síndromes gripais da parte alta de Maceió. As unidades são referências para usuários que apresentem febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo.

Responsáveis por atenderem pacientes com sintomas leves e realizarem os encaminhamentos necessários para cada caso, a Unidade Básica de Saúde Walter de Moura Lima (Santa Amélia) e a UBS Jorge Duarte Quintela  Cavalcante (Graciliano Ramos) foram reestruturadas para o nova modalidade e funcionarão das 7h às 19h.

“São dois postos que contam com um bom espaço e estão prontos para receber as demandas desses pacientes. Nós trabalhamos para capacitar e adaptar essas unidades, pensando em ofertar um melhor atendimento para o nosso público, seja aquele que pode ter sintomas ligados à Covid-19, como para os que vão à unidade para se vacinar ou para algum outro procedimento”, destaca José Thomaz Nonô, secretário municipal de Saúde.

Na entrada, um profissional orienta a população para higienização das mãos e uso de máscaras. A unidade conta com salas de triagem, atendimento médico, observação, de procedimentos e medicação, farmácia, testagem e coleta, e realização de exames, além de espaço para a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), responsável pela notificação de casos.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde, Nara Albuquerque, o objetivo é que esses usuários tenham um local específico para serem atendidos, evitando que a doença se agrave.  “A equipe está muito preparada e com todos os equipamentos funcionando, como tem que ser para o atendimento desses casos. A gente observou que esse paciente está procurando as unidades quando está mais grave, então equipamos essas unidades para essas pessoas com sintomas mais leves”, explica

Usuários são orientados e atendidos desde a entrada da unidade.

Fluxo de atendimento

O atendimento nas unidades segue o fluxo Fast-Track, recomendado pelo Ministério da Saúde, como explica Amauri Araújo, coordenador das equipes das unidades de referência. “Nessa avaliação a gente já identifica se o paciente vai ter condições clínicas que são relacionadas a síndrome gripal ou se é outra questão. A partir da triagem a gente já faz os encaminhamentos ou acolhe na unidade, entregando máscara para esse paciente, porque ele só entra na unidade se estiver usando uma máscara”, detalhou.

Após a classificação inicial, o paciente passa por um cadastro com a equipe. Em seguida, passa por uma triagem com o enfermeiro para avaliação dos sintomas, momento em que é classificada a gravidade. Depois disso, ele é avaliado pelo médico e terá acesso à conduta terapêutica indicada pelo profissional.

“Aqui a gente vai ofertar teste rápido laboratorial, Raio-x torácico e também, em um segundo momento, ultrassom torácica para os pacientes que tiverem o quadro mais leve. Nestes primeiros dias, enquanto a unidade está sendo adaptada para realizar os procedimentos de imagem, a gente está encaminhando para o PAM Salgadinho”, acrescenta o coordenador.

Nestas unidades, todos os profissionais foram capacitados para atender e direcionar da melhor forma possível os usuários com síndrome gripal. “Nós treinamos os médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos, tanto com relação à segurança, quanto ao fluxo dentro das unidades, mostrando a importância de orientar bem esses pacientes. Tudo está alinhado dentro da Rede”, ressalta Mariana Berg, gerente de Urgência e Emergência da SMS.

Profissionais foram capacitados para atuarem nas unidades.

Assistência aos usuários

Com a reestruturação das unidades, os serviços ofertados anteriormente precisaram ser transferidos. Os usuários da UBS Jorge Duarte são agora atendidos na UDA da Ufal ou na USF Graciliano Ramos. Já os pacientes da UBS Walter Lima, na Unidade de Referência Ib Gatto (Tabuleiro dos Martins) ou na USF José Guedes de Farias (Santa Amélia).

 “Eu acredito que a população só tem a ganhar com isso, porque não vão precisar descer para ter esse atendimento. Tivemos uma semana de preparação, com a reestruturação de toda a unidade. Nossa equipe foi direcionada para outras unidades e, assim, as pessoas que eram atendidas aqui não vão ficar desassistidas”, reforça a gerente da UBS Jorge Duarte, Rafaela Oliveira.