Geral

Cooperativas seguem orientações de saúde e higienização nos galpões

21/05/2020
Cooperativas seguem orientações de saúde e higienização nos galpões

Cooperativa Cooplum, no bairro Jacarecica. Foto: Ascom/Sudes

Desde o retorno das atividades das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), implantou uma série de adequações na jornada de trabalho dos cooperados.

Titular da Sudes, Gustavo Torres informou que as mudanças atendem as orientações técnicas de saúde e segurança do trabalho, bem como as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

“Além da redução na jornada de trabalho, os cooperados estão recebendo mensalmente uma capacitação sobre higienização e utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a fim de manter os cuidados durante as atividades”, afirma Torres.

Além do uso obrigatório dos EPIs, os cooperados estão trabalhando em sistema de escala. Aqueles que se enquadram no quadro considerado de risco em relação à Covid-19 foram afastados.

Serviço de Desinfecção é realizado semanalmente. Foto: Ascom/Sudes

Os galpões das quatro cooperativas estão incluídos na programação de desinfecção de áreas públicas, serviço que vem sendo realizado pela Sudes desde março. Ainda como medida de segurança, os materiais recicláveis ao chegaram nos galpões ficam isolados e são triados apenas na semana seguinte.