Geral

Central de Triagem no Ginásio Sesi atende mais de 2,5 mil de pessoas

25/05/2020
Central de Triagem no Ginásio Sesi atende mais de 2,5 mil de pessoas

Central de Triagem no Ginásio do Sesi funciona 24 horas por dia (Foto: Thallysson Alves))

A Central de Triagem localizada no Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche, em Maceió, recebeu 2.520 pessoas entre os dias 18 e 24 deste mês. Nesse período, foram realizados 2.242 testes rápidos para Covid-19 e, do total, 526 apresentaram resultado positivo para a doença.

A enfermeira e coordenadora da Central de Triagem do Ginásio do Sesi, Maryana Costa, ressaltou que a medida mais importante contra a doença é o isolamento social. “Continuamos recebendo pessoas relatando histórias irreais para realizar o teste. Isso é perigoso! Pode acontecer de pessoas sem a doença se contaminar por estarem em um ambiente com doentes. Queremos evitar essa exposição desnecessária e, por isso, recomendamos a procura após o oitavo dia do início dos sintomas”, aferiu.

Foi o que aconteceu com a atendente Luzinete Chaves, de 46 anos. Praticamente assintomática, ela percebeu uma leve congestão nasal e a ausência de paladar e olfato. Contou os dias e, no décimo, procurou a Central de Triagem localizada no Ginásio do Sesi para realizar o teste que confirmou a doença.

“Eu estava preocupada com a minha família, moro com meus pais que têm hipertensão e diabetes. Desde que percebi a falta de paladar e olfato, passei a usar máscara dentro de casa e a seguir as recomendações de afastamento. Estou observando meus pais agora e espero que eles não peguem”, salientou, preocupada.

A Central de Triagem localizada no Ginásio do Sesi está aberta 24 horas por dia e oferece avaliação médica e teste rápido para a Covid-19 naqueles que apresentam os sintomas leves da doença há mais de oito dias. Pacientes que apresentem cansaço, ou agravamento do quadro, devem procurar uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que também funcionam 24 horas por dia.