Geral

Sindpol pede que governador Renan Filho suspenda desconto previdenciário de 14%

27/04/2020
Sindpol pede que governador Renan Filho suspenda desconto previdenciário de 14%

Os aposentados, pensionistas e doentes crônicos da Polícia Civil estão desesperados com o desconto de 14% da reforma da Previdência do Renan Filho, que será efetivada a partir da segunda semana de maio. O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, informa que os policiais civis e aposentados não sabem o que fazer diante da retirada de 14% nos salários. O desconto está chegando a 1.015,00 nos subsídios.

“Os familiares de policiais civis aposentados, doentes crônicos, policiais acamados e pensionistas não sabem mais como sobreviver após pagar remédios, alugueis de casa, plano de saúde, que antes, restavam R$ 1.000,00 para a compra de alimentos, e agora passou a ser o desconto previdenciário. Como eles vão fazer a feira?”, questiona o sindicalista.

Os relatos de aposentados e pensionistas mostram que muitos terão que sair da residência porque não conseguirão pagar o aluguel. “Um desconto de R$ 1.000,00 no salário, nos dias de hoje, é praticamente uma sentença de morte”, alerta Ricardo Nazário, destacando que o governador demonstra total desrespeito aos policias civis que estão na linha de frente, combatendo a violência, enfrentando a pandemia do novo coronavírus.

O dirigente lembra que as instituições financeiras, empresas públicas e privadas suspenderam a prestação financiamento de habitação, automóveis, além da suspensão de corte de energia elétrica. “O governador Renan Filho poderia ter essa sensibilidade e suspender o desconto previdenciário de 14% dos policiais civis”, disse

 “Existe ainda uma possibilidade de o Tribunal de Justiça reconhecer a inconstitucionalidade da reforma da Previdência do Renan Filho, o que retornaria o desconto acima do teto do INSS. Atualmente, o Governo de Alagoas desconta acima do salário mínimo, o que é inconstitucional”, informa Ricardo Nazário.

 Os policiais mais antigos, os acamados, os doentes crônicos, as pensionistas, os aposentados e as famílias estão sofrendo muito.  “Enquanto isso, a categoria não obtive reposição salarial, ganho real e está com salários defasados, acumulando mais de 20% de perdas salariais”, disse Ricardo Nazário temendo por agravamento de doenças psíquicas, como a depressão, aos policiais civis, caso o governo continue tratando essa situação com descaso, deixando de evitar o pior às famílias dos policiais civis.