Geral

Óbito de paciente internado em Palmeira dos Índios será investigado para a Covid-19

21/04/2020
Óbito de paciente internado em Palmeira dos Índios será investigado para a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios informa que o óbito de um paciente do sexo masculino, ocorrido hoje, terça-feira (21), no Hospital Regional Santa Rita (HRSR), será investigado para a Covid-19. O rapaz, de 28 anos, faleceu pela manhã, depois de apresentar sintomas e evoluir para óbito.

De acordo com o histórico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital, o paciente deu quatro entradas na UPA, sendo a primeira datada de 16 de fevereiro de 2020 devido a uma pancada na região pélvica. O paciente relatou dor ao urinar após uma pancada na região pélvica, com histórico de cirurgia na uretra há um ano, e encaminhado com urgência a um especialista em Urologia. Na segunda entrada relatou que não estava urinando devido à pancada, sendo colocada uma sonda de alívio. Posteriormente o paciente foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), retornando para a casa dias depois.

Nas duas últimas entradas foi relatado cefaleia intensa, foi medicado e não apresentou alterações nos exames laboratoriais e físico. Na última entrada na UPA, no dia 20 de abril, o paciente relatou cefaleia intensa e foi encaminhado à emergência do HRSR. Na emergência do Hospital, o paciente foi recebido com dores no peito sem irradiação, dispneia e febre, o que o levou a ser internado na UTI. O paciente passou a apresentar dificuldade respiratória intensa, com diminuição da saturação (oxigenação), evoluiu com piora do quadro vindo a ser entubado e evoluiu a óbito. Devido aos sintomas respiratórios, o médico intensivista comunicou à SMS sobre o caso e a equipe foi orientada a colher material para testagem para a Covid-19.

Diante disto, o setor de Vigilância em Saúde e a Vigilância Sanitária deverão seguir com o protocolo de sepultamento determinado pelo Ministério da Saúde. O caso, por ter apresentado sintomáticos respiratórios para o coronavírus, será investigado pela SMS, que já pediu urgência no resultado do exame do paciente em óbito.