Geral

Medalhões da Câmara de Arapiraca poderão perder mandato nesta eleição

01/04/2020
Medalhões da Câmara de Arapiraca poderão perder mandato nesta eleição

Vereador em Arapiraca poderá se eleger com 700 votos; partidos terão que marchar sozinhos e medalhões estão preocupados com possível derrota no pleito de 4 de outubro01

Com a reforma política aprovada pelo Congresso aprovada em 2017 que possibilitou o aumento do número de vereadores em Arapiraca de 17 para 19, o Legislativo arapiraquense virou a menina dos olhos de muitos políticos. Comenta-se que um vereador de Arapiraca chega a “faturar” R$50 mil mensal para participar de duas sessões legislativas noturnas que não duram duas horas cada uma.

A reforma política veio com uma série de medidas e alterações legais que transformou o sistema eleitoral e político a fim de corrigir falhas, desigualdades e distorções promovidas ao longo do tempo. O objetivo também foi o combate a problemas existentes no meio político partidário eleitoral, como a corrupção e sobretudo a compra de votos.

Coeficiente eleitoral
O coeficiente eleitoral de acordo com as regras, que está incluído o numero de votos válidos divididos pelo número de vagas no legislativo mudou. Nessa contagem não são incluídos votos brancos e nulos. Na eleição de 2016 em Arapiraca foram obtidos 106.170 votos válidos.

Divididos pelo número de vagas se chegou a um coeficiente de 6.245 votos. A previsão para o pleito de 4 de outubro é de que esse coeficiente seja de 7 mil votos em média. Com a nova reforma em vigor, partidos de menor expressão poderá deixar vereadores de partidos de maior destaque fora da Casa Herbene Melo em 2020.

As articulações feitas por alguns dirigentes partidários na formação das chapas proporcionais estão preocupando e tirando o sono de alguns vereadores com mandato.

A obrigatoriedade atualmente do vereador que entrar o primeiro a se eleger terá no mínimo 10% do coeficiente eleitoral. Isso equivale em média 700 votos da média do coeficiente de votos de Arapiraca.

De acordo com as novas regras da reforma, existe a possibilidade do partido, mesmo sem atingir o coeficiente eleitoral conquistar uma das vagas do legislativo da cidade mais importante do interior do Estado. No caso de vagas que serão disputadas pela sobra de votos de cada partido, um dos candidatos atingindo 10% do coeficiente e o partido obtenha a maior sobra terá sua vaga garantida.

O risco de perder o espaço politico é o principal motivo para a aprovação do aumento do número de vagas. Essa ideia não é bem aceita pelos vereadores de mandato em razão do não aumento do duodécimo repassado pela Prefeitura de Arapiraca mensalmente superior a R$ 1 milhão.

Com o aumento do número de vereadores, evidentemente que vai incorrer a divisão do duodécimo para as novas vagas. Atualmente os vereadores recebem salários privilegiados incluindo verba de gabinete, auxílio de combustível dentre outras vantagens, principalmente os integrantes da Mesa Diretora.