Geral

Mais de 420 pessoas já foram atendidas na Unidade de Síndromes Gripais do HGE

20/04/2020
Mais de 420 pessoas já foram atendidas na Unidade de Síndromes Gripais do HGE

Pacientes com síndrome gripal são atendidos na Central de Triagem mantendo distância estabelecida para evitar aglomeração (Foto: Thallysson Alves)

Já passa de 420 o número de atendimentos na Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do Hospital Geral do Estado (HGE), localizada no Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra. O quantitativo é referente ao período entre o dia da inauguração (14) e o último domingo (19). Entre os que apresentaram perfil para o teste rápido, 117 resultados deram negativos 05 revelaram positivo, chegando a realizar 122 testagens rápidas.

A recepcionista Juliana dos Santos Silva, de 36 anos, foi uma das que procuraram a Central de Triagem. Ela relatou que desde a última sexta-feira (17) tem sentido dores pelo corpo e febre, mas, após acolhimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro, recebeu a orientação de continuar com os cuidados em casa. No entanto, nesta segunda-feira (20) surgiu o quadro de tosse persistente e sentiu que sua respiração passou a ficar ofegante.

“Então, dessa vez eu decidi vir para cá. Achei estaria cheio de gente, mas não está. O atendimento está sendo rápido e muito organizado. Percebo que os profissionais estão preparados para nos esclarecer sobre toda essa situação preocupante. Isso me alivia bastante! Espero que toda essa tensão chegue logo ao fim”, partilhou a usuária.

Ao todo foram 122 pessoas que se enquadraram no perfil recomendado pelo Ministério da Saúde para realização do teste que detecta a presença de anticorpos contra o SARS-CoV-2. Essa indicação abraça somente sintomáticos que apresentem Síndrome Respiratória Aguda Grave, síndrome gripal (febre de início súbito, acompanhada de tosse, dores e outros sintomas característicos), que atuem como profissionais dos serviços considerados essenciais (os da saúde e da segurança, por exemplo) e que estejam no grupo de risco (idosos e acometidos por doença crônica).

É válido reforçar que permanece a indicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para que o sintomático procurar o primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais privados (conforme o indicado pelo plano de saúde) e municipais.