Geral

Covid-19: fiscalização flagra irregularidades na Semana Santa

14/04/2020
Covid-19: fiscalização flagra irregularidades na Semana Santa

Durante a Semana Santa a força-tarefa integrada deu continuidade ao trabalho de fiscalização para o cumprimento das medidas adotadas para conter a transmissão da covid-19. Mesmo com todas as recomendações, a fiscalização ainda encontra situações como pessoas aglomeradas e estabelecimentos descumprindo os decretos governamentais.

Neste final de semana, as equipes fizeram rondas nos bairros e atenderam às demandas geradas pelo Disque-denúncia da Semscs (20 ligações). A força-tarefa atuou no Centro Pesqueiro, Pontal, Trapiche, Prado, Ponta Grossa – nas praças Santa Tereza e Guedes de Miranda –, Vergel, Prado, Levada, Jatiúca, orla marítima e adjacências. A fiscalização também percorreu ruas conhecidas por sua grande movimentação de comércio, como a Avenida Jatiúca e a Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros, antiga avenida Amélia Rosa.

Os bairros do Poço, Ponta da Terra, Pajuçara, Santo Eduardo, Jacintinho, Pitanguinha, Barro Duro, Feitosa, Cambona, Chã Bebedouro e Chã da Jaqueira também foram alvo da ação. Foram flagrados em funcionamento sem autorização lojas de material de construção, bares, igrejas, serralheria, galetos, loja de roupas, ambulante vendendo ferragens e até loja que comercializa chocolates aberta com grande fluxo de pessoas. Além dos estabelecimentos, a fiscalização também flagrou pessoas jogando vôlei e realizando festas. Os fiscais deram orientações para manter o distanciamento social, reforçaram que eventos também estão suspensos por decreto e alertaram os responsáveis por estabelecimentos sobre o atendimento no formato de entrega.

A força-tarefa integrada conta com a participação da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), por meio da Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal de Maceió, e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a Vigilância Sanitária, além da Polícia Militar de Alagoas.

“Estamos vivendo um momento crítico, jamais vivenciado antes por nós, e mesmo com as orientações, algumas pessoas ainda insistem e deixam de lado os devidos cuidados que precisam ser tomados. Dessa forma, se arriscam em grandes e pequenas aglomerações de pessoas. Mas a fiscalização está atenta e trabalhando todos os dias para cumprir as medidas para distanciamento e isolamento social”, afirma o titular da Semscs, Enio Bolivar.