Geral

Coronavírus: unidades de Saúde recebem máscaras, luvas e álcool em gel

28/04/2020
Coronavírus: unidades de Saúde recebem máscaras, luvas e álcool em gel

Saúde adquire 10 mil frascos de álcool para ser entregue nas unidades. Foto: Ascom/SMS

Com o objetivo de garantir a proteção e a segurança dos profissionais que trabalham na linha de frente do combate a Covid-19 nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), deu início nessa segunda-feira (28) ao abastecimento de todas as unidades de saúde da capital, com máscaras, toucas, aventais e álcool em gel e líquido.

Segundo Nísia Torres, diretora da CAF, a entrega desses materiais se faz urgente para o combate à pandemia do novo coronavírus. “Nossa preocupação é deixar as unidades abastecidas para o enfrentamento dessa doença, garantindo a segurança de que os profissionais tanto necessitam”, afirma.

Nísia Torres, diretora da CAF. Foto: Ascom/SMS

Cada unidade deve receber de 200 a 400 toucas e máscaras, aventais e cinco litros de álcool líquido e álcool em gel 70%. Os itens foram enviados pelo Ministério da Saúde e também adquiridos por meio de uma compra emergencial da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.  Ao todo, foram adquiridas 100 mil máscaras e 10 mil frascos de álcool em gel.

Uma das unidades que recebeu o material nesta manhã foi II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, localizado na Praça da Maravilha (Poço). “Esse material é primordial para nós e vai servir para possamos desempenhar melhor nosso trabalho, protegendo sempre os profissionais”, destaca Thiago Muniz, diretor administrativo do II Centro de Saúde.

Thiago Muniz, diretor do II Centro de Saúde. Foto: Ascom/SMS

Aquisição dos materiais

A aquisição do material foi possibilitada pela Lei Federal 13.979/2020, que permite a compra de materiais utilizados no enfrentamento à Covid-19 sem licitação. Na SMS, a escolha dos fornecedores se deu por meio de uma Comissão de Acompanhamento e Instrução Processual, visando ofertar transparência ao processo.

A comissão abriu os processos e elaborou em conjunto o Termo de Referência. Depois, analisou o processo e publicou que estava recebendo as propostas dos fornecedores no Diário Oficial do Município e no site da Arser (Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados). As empresas encaminharam as propostas, que foram analisadas e definidos os fornecedores.