Geral

Brasil tem mais de 43 mil casos da Covid-19 e mortes passam de 2 mil

22/04/2020
Brasil tem mais de 43 mil casos da Covid-19 e mortes passam de 2 mil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Saúde registrou nesta terça-feira (21), 43.079 casos de Covid-19 no Brasil. Ao todo, são 2.741 mortes confirmadas até o momento. Esses dados são uma compilação dos números registrados por estados e municípios e repassados ao Ministério da Saúde.

Todos os estados brasileiros registram casos e mortes por coronavírus. São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 15.385 casos e 1.093 mortes. Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 5.306 casos e 461 óbitos. A taxa de morte por coronavírus, atualmente, é de 6,4%.

De acordo com dados, até o momento, o maior número de pessoas infectadas e de mortes é registrado entre idosos com 60 anos ou mais. Mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado, os óbitos ocorrem com mais frequência nessas pessoas.

Atualmente, os estados do Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Roraima estão em estado de emergência, ou seja, precisam redobrar os cuidados com prevenção ao coronavírus. Esses estados registram 50% a mais de casos de coronavírus que a média nacional.

O ministro da Saúde, Nelson Teich, ampliou, nesta última segunda-feira (20), de 23,9 milhões para 46,2 milhões a previsão de aquisição de testes, seja por compras diretas ou por meio de doações, para diagnóstico da Covid-19. Deste total, são 24,2 milhões de testes RT-PCR (biologia molecular) e 22 milhões de testes rápidos (sorologia). A iniciativa faz parte dos esforços do Ministério da Saúde na busca de novas compras no mercado nacional e internacional para ampliação da testagem do coronavírus no Brasil.