Alagoas

Alagoas confirma 37º caso e 3ª morte por Covid-19

09/04/2020
Alagoas confirma 37º caso e 3ª morte por Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que Alagoas registrou, nesta quarta-feira (8), o 37º caso confirmado e o terceiro óbito pela Covid-19. Os dados constam no Boletim Epidemiológico 33, que aponta, ainda, a ocorrência de 261 casos suspeitos e 589 descartados.

O terceiro óbito trata-se de uma idosa de 77 anos, que residia em São Paulo, estava em Maceió para visitar familiares e morreu no Hospital Veredas. A primeira morte, confirmada no dia 31/03, foi de um aposentado de 64 anos; já a segunda, cujo resultado foi divulgado no dia 03/04, foi também de um aposentado de 78 anos.

Quanto aos casos confirmados, 31 residem no Estado, sendo 27 em Maceió e quatro no interior, uma vez que Porto Real do Colégio tem um caso, Marechal Deodoro aparece com dois e Palmeira dos Índios surge um caso. As outras seis pessoas que testaram positivo para a Covid-19 residem no Rio de Janeiro (2), em Brasília (2) e em São Paulo (2).

Fim do isolamento social – Ainda de acordo com a Sesau, dos 37 casos confirmados em Alagoas para a Covid-19, 11 já finalizaram o isolamento domiciliar e não apresentam mais sintomas da doença.

Terceiro óbito – Alagoas registrou, na tarde desta quarta-feira (8), a terceira morte por Covid-19. Trata-se de uma turista que residia em São Paulo, de 77 anos, que era hipertensa, e morreu no Hospital Veredas, em Maceió. Segundo o relato de familiares, a vítima esteve em Maceió para visitar familiares. Sete dias após chegar à capital alagoana, ela apresentou os primeiros sintomas da Covid-19.

No último dia 29 de março, a vítima procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho. Ao dar entrada no serviço de saúde, ela alegou estar com um desconforto respiratório, sentindo falta de ar, segundo o prontuário médico, com sintomas leves, não havendo a necessidade do uso de ventilação mecânica.

No mesmo dia, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) foi acionado, notificou o caso suspeito e coletou material biológico para a realização do exame laboratorial. Após ter passado por todos os procedimentos, a idosa de 77 anos foi transferida para o Hospital Veredas, no dia 2 de abril.

Um dia depois, no dia 3 de abril, o Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) divulgou que o exame apresentou resultado positivo para a Covid-19. A aposentada estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Veredas e, no último dia 4, precisou ser entubada, evoluindo para óbito quatro dias depois.