Geral

HE do Agreste adota visitas virtuais para familiares de pacientes que estejam lúcidos

15/04/2020
HE do Agreste adota visitas virtuais para familiares de pacientes que estejam lúcidos

Visitas virtuais são supervisionadas por profissionais de saúde (Davi Salsa)

As visitas aos pacientes internados no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, estão suspensas desde o último dia 20 de março. A medida faz parte do protocolo de segurança e prevenção do novo Coronavírus.

A direção do hospital está garantindo apenas o direito a um acompanhante para os pacientes idosos acima de 60 anos, menores de 18 anos e pessoas com dificuldade de locomoção, conforme preconiza a Lei.

Para amenizar a ansiedade das pessoas, nesse período de pandemia de Covid-19, a gerência-geral do HE do Agreste resolveu criar uma nova estratégia: a visita virtual para os pacientes que estejam lúcidos e em processo de recuperação de diferentes tipos de traumas.

A chamada ocorre por meio de telefones e tablets, com o acompanhamento dos profissionais de saúde do hospital, incluindo enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos.

Antes do contato inicial, o profissional de saúde que acompanha o paciente relata o estado de saúde para o familiar e, em seguida, inicia o processo de comunicação no leito do hospital.

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), enfermeira Andréa de Lima, revela que a iniciativa tem provocado momentos de muita emoção entre familiares e pacientes.

“A dor que é minimizada pelo conforto dos entes, em tempos de isolamento social, tem esse propósito que, no momento, está sendo incentivado e apoiado para humanizar ainda mais as relações nesse processo de hospitalização”, explica.

No maior hospital público do interior de Alagoas, que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a psicóloga Mônica Leal diz que as ‘visitas virtuais’ ajudam a reduzir a ansiedade do paciente.

“Esses encontros aproximam o paciente da família e também ajudam as equipes de saúde. Após o momento do contato pelo telefone, o paciente se sente melhor, mais alegre e mais otimista. Nesse processo, a recuperação dele, com certeza, será bem mais rápida”, acrescenta Mônica Leal.

Além das visitas virtuais, diante dessa nova realidade da Covid-19, o Hospital de Emergência do Agreste também oferta o serviço de atendimento aos familiares e acompanhantes de pacientes, com a disponibilização de duas linhas diretas para informações, pelos telefones (82) 3539-8634 e (82) 98833-4128.