Geral

Mutirão de Cirurgias deve realizar mais de mil atendimentos em Arapiraca

10/03/2020
Mutirão de Cirurgias deve realizar mais de mil atendimentos em Arapiraca
Paciente da edição do Vergel do Lago, em Maceió, esperava cirurgia há mais de um ano

Paciente da edição do Vergel do Lago, em Maceió, esperava cirurgia há mais de um ano

Com expectativa de realizar 1.050 atendimentos em três dias, o Mutirão de Cirurgias inicia sua etapa regional nesta quarta-feira (11) em Arapiraca. A ação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), continua nos dias 12 e 13 na Praça Ceci Cunha, centro da cidade. A fase regional do programa beneficia também os moradores de municípios circunvizinhos do Agreste alagoano.

A partir das 7h desta quarta-feira, as equipes técnicas do programa já estarão na estrutura de atendimento que será montada para a realização da triagem. Para ter acesso ao serviço, será necessário passar por consulta médica. Posteriormente, serão feitos os exames de ultrassonografia, laboratoriais, raio-x e eletrocardiograma. O resultado é liberado ainda no mesmo dia.

A iniciativa da Sesau teve início no final de 2019, já contemplou três bairros populosos de Maceió – Benedito Bentes, Vergel do Lago e Clima Bom, e agora se expande para o interior do estado, depois de quase 1.200 cirurgias realizadas tanto no Hospital da Mulher, em Maceió, quanto nas unidades contratualizadas.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Mutirão de Cirurgias é mais uma demonstração de que o Governo de Alagoas age para manter a saúde próxima da população. “Nas três edições em Maceió, muitas pessoas chegaram de outros municípios para buscar atendimento e hoje já passaram pelos procedimentos cirúrgicos”, lembra o secretário.

“A vantagem é que o usuário passa por consulta médica, faz os exames na Cidade da Saúde e sai do local com a cirurgia agendada junto aos hospitais contratualizados. Posso citar como exemplo as mulheres que foram encaminhadas para os devidos procedimentos no Hospital da Mulher, em Maceió. O Governo de Alagoas entregou este novo equipamento de saúde, que já está dando total atenção à saúde feminina”, destaca o secretário.

Para reduzir as demandas reprimidas de cirurgias eletivas em Alagoas, o programa realiza cirurgias para retirada de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica; mioma e pedra na vesícula, contemplando crianças, mulheres e homens. “Seguimos com a meta de realizar cinco mil cirurgias nestas especialidades contidas no programa. As três etapas que aconteceram em Maceió mostram o quanto a população confia no serviço”, afirmou o secretário.

No total, já foram feitos quase 3.500 atendimentos, sendo 1.815 cirurgias agendadas, com 1.260 mulheres que já passaram pelos procedimentos; 479 homens e 76 crianças que fizeram cirurgia. Foram 396 hérnioplastias, 473 colecistectomia e 323 histerectomia.

Documentos necessários – Para participar da ação, o usuário deve chegar ao local portando RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. É fundamental que o paciente chegue ao local em jejum para a realização dos exames pré-operatórios.