Geral

Município organiza estratégias para evitar aglomeração durante a campanha de vacinação contra a gripe

24/03/2020
Município organiza estratégias para evitar aglomeração durante a campanha de vacinação contra a gripe

5º Centro realiza imunização em espaço aberto, na unidade,  e também adora estratégias de vacinação em domicílio e Drive Thru

A prefeitura de Arapiraca aderiu a Campanha Nacional de vacinação contra a gripe e iniciou nesta segunda-feira (23) a imunização de idosos e profissionais de saúde, grupos prioritários determinados pelo Governo Federal para esta primeira fase.

A fim de evitar aglomerações de pessoas e a proliferação do coronavírus no Município, cada Unidade Básica de Saúde está adotando estratégias para facilitar a imunização dos idosos. Vacinação em residências, agendamentos e calendários estão entre elas.

O 5º Centro de Saúde, no Centro da cidade, entregou fichas para organizar o atendimento. Além disso, está disponibilizando vacinação em domicílio e o serviço Drive Thru e . “A estratégia drive thru é utilizada para usuários que chegam de carro na unidade e, por dificuldade de locomoção ou receio de exposição, a profissional vai até o transporte e aplica a vacina no idoso”, explicou a enfermeira Mônica Suzy Rocha Barbosa.

A gerência do 5º Centro ainda optou por imunizar a população em um espaço aberto e arejado, na própria unidade. No local, os usuários são organizados respeitando uma distância de 1m e, enquanto aguardam, recebem as orientações dos profissionais sobre as medidas de prevenção do coronavírus.

“Todas as equipes de saúde estão orientadas a colaborar com as ações de prevenção ao coronavírus, seguindo uma determinação do Prefeito Rogério Teófilo. Para isso, foi criada uma logística que aproxima o serviço da prefeitura à população idosa”, destacou Glifson Magalhães, secretário de saúde

Acompanhe abaixo, com as datas iniciais para cada fase da campanha, que segue até o mês de maio:

23/03 – início da 1ª fase – Idosos (a partir dos 60 anos) e trabalhadores da saúde;
16/04 – início da 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
09/05 – início da 3ª fase – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus, H1N1, H3N2 e Influenza B. De acordo com informações do Ministério da Saúde, mesmo a vacina não apresentando eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.