Geral

Município intensifica ações de conscientização e combate à tuberculose

10/03/2020
Município intensifica ações de conscientização e combate à tuberculose

Agentes Comunitários de Saúde participam de Capacitação sobre Tuberculose (Fotos: Samuel Alves)

No mês de conscientização e combate à tuberculose, a Prefeitura de Arapiraca capacita profissionais, promove ações educativas nas unidades de saúde e realiza busca ativa de casos da doença na Casa de Custódia e no Centro Pop, órgão municipal especializado para a População em Situação de Rua.

Apesar da tuberculose ser uma doença antiga, prevenível e curável, está entre as 10 principais causas de morte em todo o mundo, com cerca de 10 milhões de novos casos anualmente. No Brasil, em 2018 foram diagnosticados mais de 75 mil casos novos da doença em brasileiros, com cerca de 4,5 mil vítimas fatais.

Em Alagoas, no ano passado, foram registrados 1037 casos. Nesse contexto, Arapiraca apresentou a incidência de 61 novos casos de tuberculose, número inferior ao ano de 2018, quando diagnosticou 81. Salésia Moreira explica que Arapiraca trabalha para a erradicação da doença. E para isso, dispõe de um serviço qualificado voltado para prevenção, controle e cura da tuberculose, no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA).

A enfermeira Walcélia Oliveira fala sobre perspectivas e desafios no controle da tuberculose

Programação

Nesta segunda-feira (09), agentes comunitários de saúde participaram de capacitação, com o tema “Perspectivas e Desafios no controle da Tuberculose”, ministrado pela enfermeira da Unidade de Referência de Arapiraca, Walcélia Oliveira. O evento abre a programação da Secretaria de Saúde, através da coordenação do Programa Municipal de Tuberculose.

Na sequência da programação, Implantação do Fluxo de Sintomáticos Respiratórios para o Centro Pop (10); Busca ativa na Casa de Custódia de Arapiraca (16 e 17); Capacitação para profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Seminário para a segunda macrorregião de saúde de Alagoas. Os dois últimos eventos terão datas e locais definidos e divulgados.

Maria Salésia, coordenadora do Programa de Tuberculose apresenta dados do Município

Para Maria Salésia Moreira, coordenadora do programa, a agenda de atividades planejadas para este mês tem a finalidade de levar conhecimento a profissionais e a população sobre a importância dos cuidados, diagnóstico precoce e tratamento da tuberculose. Além da divulgação o serviço que é ofertado pelo Município, no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria).

“Apesar da dificuldade, com alguns casos de abandono do tratamento, o Município tem mantido os indicadores dentro da média esperada pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, e supera os 90% de cura da doença”, completou.

Maria Salésia ainda ressalta que Arapiraca é referência e atua com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem, que atende pacientes da 2ª macrorregião de saúde. Entre os serviços, teste rápido molecular, baciloscopia e teste de sensibilidade, que são exames específicos para auxiliar no diagnóstico da doença.