Alagoas

HGE registra 447 novos atendimentos nessa quinta-feira (5)

06/03/2020
HGE registra 447 novos atendimentos nessa quinta-feira (5)

O Hospital Geral do Estado (HGE) segue continuamente com os serviços disponíveis 24h aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. Prova disso é que nessa quinta-feira (5) a maior unidade de saúde do Estado registrou 447 novos atendimentos, sendo os casos clínicos os responsáveis pelo maior quantitativo: 352 registrados, o que representa quase 80% da demanda acolhida e que poderiam receber uma melhor vigilância da Atenção Primária.

É o caso da empregada doméstica Maria de Lourdes Santos Silva, de 63 anos. Ela chegou ao HGE por volta das 9h de ontem com uma dor de cabeça intensa há mais ou menos 15 dias e pico hipertensivo. E apesar de ter descoberto a necessidade de controlar sua pressão arterial durante o atendimento em uma unidade de saúde municipal, ela afirma que, por não ter recebido orientações do médico acerca do uso de medicações, decidiu por conta própria somente diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e sal.

“Até que na segunda-feira de carnaval eu me senti mal e meu lado esquerdo do corpo esteve levemente paralisado. Só nesse dia eu fui três vezes à unidade de saúde. Eu ia, ficava boa, voltava para casa, piorava; então voltava para a unidade, era atendida e recebia alta médica. Até que na última vez achei que tinha ficado boa mesmo, pois não tive mais nada. Porém ontem eu me senti mal de novo, sendo que dessa vez me levaram à UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e imediatamente me transferiram para o HGE”, relatou.

Viúva, mãe de 11 filhos, Maria de Lourdes foi rapidamente submetida a exames, entre eles: eletrocardiograma, ecocardiograma, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia e laboratoriais. Todos foram avaliados pelo neurologista e cardiologista. No momento seu estado de saúde é considerado estável, seguindo internamento na Unidade de AVC para investigação das causas dos sintomas.

“Eu tive medo quando escutei que vinha para o HGE, pois há cinco anos eu perdi meu sobrinho aqui. Mas quando cheguei, percebi um hospital completamente diferente daquele que conheci anos atrás. Agora está muito melhor o atendimento, em tudo! Não foi longo meu tempo de espera, os profissionais me acolheram bem, tanto que eu estou segura de que irei ficar boa e voltarei a trabalhar”, disse a matriarca.

Além dos 352 casos assistidos pelo médico da porta de entrada da Área Azul, o HGE registrou 64 acidentes casuais, 16 acidentes de trânsito, 6 acidentes de trabalho, 5 agressões, 2 tentativas de suicídio e 1 vítima de violência sexual. Também foram dadas 395 altas médicas, concretizadas 77 internações, efetuadas 42 transferências e realizados 12 procedimentos cirúrgicos.

O gerente do HGE, Paulo Teixeira, reforça que a prevenção é sempre a melhor escolha pessoal, pois diminui a chance do desenvolvimento de doenças que pedem a internação, o afastamento do trabalho, da vida familiar, do convívio com os amigos. Os portadores de doenças crônicas e fatores hereditários precisam de ainda mais atenção e eliminação de maus hábitos de saúde.

”O HGE possui todos os equipamentos necessários para tratar as pessoas que estão dentro das linhas de cuidado de referência, em urgência e emergência. No caso do AVC, a agilidade na procura por nossa equipe médica logo no início dos sintomas facilita muito na reversão da doença, pois a cada minuto que passa uma parte do cérebro deixa de ser irrigada; e sem irrigação, as células podem morrer. Se não for feito o tratamento adequado, isso resulta em sequelas irreversíveis, além de aumentar o risco de morte”, alertou.

É válido recordar que é sempre prejudicial à saúde o sedentarismo; o consumo de fumo, álcool e drogas ilícitas; o excesso alimentos industrializados, gordurosos, ricos em sal, gordura e açúcar, pois não trazem nenhum benefício e sobrecarregam o organismo, levando ao aumento de peso e o surgimento de doenças, como o AVC e o Infarto Agudo do Miocárdio.