Geral

Food Truck na Estrada atrai maceioenses ao bairro do Jaraguá

17/03/2020
Food Truck na Estrada atrai maceioenses ao bairro do Jaraguá

Até o último domingo (15), os amantes da gastronomia sobre rodas tiveram a oportunidade de prestigiar a primeira edição maceioense do Festival Food Truck na Estrada, que ocorreu no Estacionamento do Jaraguá, com o apoio do Sebrae em Alagoas. Durante quatro dias consecutivos, o evento itinerante reuniu centenas de pessoas numa estrutura montada especialmente para a ocasião.

Além de saborear diversas opções de lanches e de cervejas artesanais, o público também conferiu shows de bandas alagoanas. Para o truckeiro Mateus Galvão, o atendimento diferenciado aos clientes é um dos pontos altos do evento.

“Eu acho que o nosso diferencial é fornecer o melhor sabor, com qualidade. Sem falar que a nossa equipe é muito animada. A gente esquece os problemas em casa, literalmente. Eu estou a três mil km da minha casa. Não é fácil, mas a qualidade do nosso trabalho depende do padrão dos lanches, além do bom humor e da alegria que fazem parte do nosso atendimento”, contou.

O Festival Food Truck na Estrada foi iniciado há quatro anos, por meio de uma parceria entre empreendedores do setor gastronômico do Sul do país. Ao longo desse período, o evento já percorreu mais de 22 mil km, passando por cerca de 400 cidades brasileiras e de outros países da América Latina. Luiz Carlos Morfim, organizador do festival, disse que uma das metas da equipe é passar por todos os estados do Brasil.

“Tirar os food trucks das principais capitais para levá-los a outras regiões sempre foi uma grande dificuldade. Então, o nosso festival surgiu com esse objetivo, passando por 24 estados brasileiros e algumas cidades da América Latina até então e, hoje, nós somos referência em food truck”, disse.

“A gente não busca apenas atender e mostrar para o público o cardápio. A gente procura, também, o comércio local e aqui em Maceió, por meio da parceria com o Sebrae e com o programa Empreender, pudemos visitar o Na Rua Food Park e o Vila Maceió, onde realizamos consultoria e trocamos experiências”, complementou Luiz Carlos.

Os hambúrgueres e as cervejas artesanais se destacaram entre as opções do cardápio, mas, como relata a intérprete de libras, Luana Acioli, o que vale mesmo é a experiência completa. “É uma novidade aqui em Maceió e uma ótima opção para quem quer comer bem e descansar depois de uma semana de trabalho, ouvindo música ao vivo com os amigos ao ar livre”, destaca.

O funcionário público Rubem Fabiano Izidro levou as duas filhas ao evento e aprovou a experiência. “A iniciativa é ótima, estou gostando muito. A comida é muito saborosa, tem qualidade e o evento é ideal para todos os públicos. Uma boa opção para curtir com a família. Então, os organizadores estão de parabéns”.

Segundo a analista técnica do Sebrae em Alagoas, Pauline Reis, um dos objetivos da articulação da entidade com a organização do evento foi o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os empreendedores do projeto e empresários de Maceió que também estão inseridos no setor da gastronomia sobre rodas.

“A realização dessa ação se deu através do programa Empreender, que é uma parceria entre o Sebrae, Federalagoas e Associação Comercial de Maceió. Também contribuiu para a realização, termos um Núcleo de Food Trucks inserido em Maceió, que é um dos municípios atendidos, nós captamos o evento, pautando a transferência de conhecimento e tecnologia para as empresas da capital e a troca de experiências entre os empresários”, explicou.

Ainda de acordo com a analista, além da troca de conhecimentos técnicos, a iniciativa também contribuiu com a economia da cidade. “Também era uma contrapartida para a realização do evento a dinamização da economia local. As empresas que estavam chegando a Maceió compraram a maior parte de seus insumos aqui, contrataram mão de obra local e, também, estão pagando as taxas locais”, concluiu.

O Festival Food Truck na Estrada também contou com o apoio da Prefeitura de Maceió.