Geral

Coronavírus: Unidades de Saúde funcionam em horário estendido para atender à população

23/03/2020
Coronavírus: Unidades de Saúde funcionam em horário estendido para atender à população

A pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, tem deixado o mundo em alerta. Em Palmeira dos Índios, o Governo do Povo também adotou medidas necessárias de contingenciamento da doença e avisa à população que ao sentir algum sintoma do vírus, como febre alta e dificuldade em respirar, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Para isso, na cidade, a partir do Programa Saúde Mais Perto de Você, três Unidades funcionam em horário estendido, para garantir melhor atendimento e encaminhamento, se for necessário, para a UPA ou o Hospital Regional Santa Rita, em caso de suspeitas do coronavírus.

As UBS’s Denilma Bulhões, Oásis I e São Cristóvão I funcionam das 7h às 13h e das 14h às 20h, com atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além de serviços como curativos, retiradas de pontos, nebulização, testes rápidos, aferição de pressão, verificação de glicemia, pequenos procedimentos ambulatoriais, atendimento odontológico de urgência, consultas de pediatria e atendimento de enfermagem.

A médica Isabela Torquato reforça as medidas preventivas que todos devem tomar neste momento. “De acordo com as recomendações que nós temos recebido, o cuidado que se deve ter neste novo cenário é o isolamento. Só sair se for estritamente necessário e se só você que puder resolver. Os idosos são o maior grupo de risco, juntamente com os doentes crônicos e imunodeprimidos. Além do isolamento, devemos ter cuidado com as mãos e lavá-las bem. São sete movimentos básicos para mantê-las bem higienizadas. É essencial evitar aglomerações e se apresentar algum sintoma, usar a máscara e procurar atendimento médico. Só vai ao posto de saúde se realmente não estiver se sentindo bem, se a febre perdurar por mais de 48 horas e se tiver sentindo desconforto respiratório”, explicou Isabela Torquato.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, apesar de as três Unidades já funcionar em horário entendido desde o ano passado, o esforço é maior para atender à população que está assustada com o aumento do número de casos do coronavírus em todo o mundo. “Todo cuidado é necessário. Fiquem em casa. Ps sintomas mais leves, que não apresentam riscos, devem ser tratados em casa, segundo a determinação do Ministério da Saúde. Mas procurem as Unidades de Saúde, se sentirem algum sintoma da doença, como falta de ar. Lá, os profissionais estão aptos para fazer atendimento e encaminhamento, se houver necessidade, para a UPA ou o Hospital, que contam com salas específicas para receber os pacientes com suspeita do coronavírus. Mas o primeiro atendimento deve ser feito nas nossas Unidades Básicas de Saúde, explicou o prefeito Júlio Cezar.