Geral

Coronavírus: população em situação de rua em maceió terá abrigos provisórios

24/03/2020
Coronavírus: população em situação de rua em maceió terá abrigos provisórios

Pensando no atendimento à população em situação nesse período de pandemia por conta do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e em parceria com a Arquidiocese de Maceió, abrirá dois abrigos provisórios.

Nesta segunda-feira (23), o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, reuniu-se com a equipe técnica da Semas para discutir ações na cidade de Maceió, especialmente voltadas à população em situação de rua. “Nossas unidades de acolhimento, que são a Casa de Passagem Manoel Coelho Neto e Casa de Passagem Familiar continuam atendendo à população em situação de rua, mas já estão com a lotação esgotada. Por isso, com a parceria da Arquidiocese, montaremos dois abrigos provisórios. Em um dos abrigos, acolheremos até 40 pessoas e no outro atenderemos até 200 pessoas. A Semas fornecerá os colchões, kit dormitório e as refeições, almoço e jantar, que serão ofertadas pelo Restaurante Popular”, detalhou.

Reunião discutiu atendimento à população em situação de rua, nesse período de pandemia. Foto: Ascom Semas

Segundo a diretora de Proteção Social Especial da Semas, Sheyla Barros, os Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centros POP), localizados nos bairros do Jaraguá e Farol, estão funcionando das 8h às 12h. “ Todos os dias, às 10h da manhã, é servido um café da manhã para os usuários dessas unidades. A partir de quarta-feira (25), distribuiremos kits de higiene pessoal. Um dos novos abrigos acolherá pessoas em situação de rua do grupo de risco, principalmente idosos, e o outro acolherá indivíduos e até famílias que não estejam em grupo de risco”, explicou.

O abrigo provisório para pessoas em situação de rua do grupo de risco já está funcionando na Rua Costa Leite, s/n, próximo à Transpal, no bairro do Centro. O outro espaço funcionará no Centro de Educação de Jovens e Adultos, localizado na Rua do Sol, também no Centro da cidade. O local foi cedido pela Secretaria Estadual de Educação.

Informações e orientações sobre o coronavírus

Prefeitura estabelece medidas de prevenção contra coronavírus

Covid-19: unidades de atendimento terão horários reduzidos