Alagoas

Circuito da Jabuticaba terá oficina de fermentação de vinhos com apoio do Sebrae

05/03/2020
Circuito da Jabuticaba terá oficina de fermentação de vinhos com apoio do Sebrae

Uma produção que vem conquistando cada vez mais o paladar rebuscado dos apreciadores de vinho é a bebida feita à base de jabuticaba, que em Alagoas é produzida em Palmeira dos Índios, na região de Serra das Pias, e que deve ser um dos destaques do 1º Circuito da Jabuticaba. O evento acontece na próxima semana, dia 11, e conta com o apoio do Sebrae em Alagoas, que vai realizar uma oficina de fermentação da jabuticaba, para aprimorar ainda mais o processo de produção do vinho feito a partir da fruta.

A fabricação do vinho de jabuticaba, apesar de exótico aos olhos menos acostumados com a bebida, como já acontece também com o chopp de vinho, não é novidade. É uma tradição que vem desde o final da década de 1970, mas que passa por transformação e adaptações do processo de produção, o que exige dos vinicultores capacitação constante e atualização sobre as técnicas de fermentação.

E é justamente com foco na linha de produção desse vinho que o Sebrae decidiu pela realização da Oficina de Fermentação da Jabuticaba, além do apoio ao Circuito do próximo dia 11. Segundo Fátima Aguiar, gerente da Unidade de Atendimento Empresarial do Sebrae Alagoas, a ideia de realizar a oficina de capacitação em fermentação surgiu após um dos consultores da instituição identificar o potencial de mercado do vinho de jabuticaba.

“Há consultores contratados que atuam onde existem Arranjos Produtivos Locais – Alagoas Maior [nos municípios alagoanos]. E o articulador em Palmeira dos Índios identificou a Coopcam como produtora do vinho de jabuticaba. Ao mesmo tempo que a Prefeitura de Palmeira dos Índios também já tinha acionado a Sedetur [Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas] em relação a essa atividade realizada na Serra das Pias e pedindo apoio ao Circuito”.

A Coopcam citada por Fátima Aguiar é a Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa do Estado de Alagoas, que vai realizar o 1º Circuito da Jabuticaba na Serra das Pias, na sede da entidade. “Antes eles faziam o vinho para consumo próprio. Depois começaram a fazer em maior quantidade e a distribuir entre os parentes, amigos, comunidade, até o ponto em que chegaram numa safra que produziram 600 litros. E então começaram a comercializar esse produto”, explica a gerente do Sebrae.

Além de um dia de campo, onde os participantes vão conhecer in loco o cultivo da fruta, a programação da oficina contará com a capacitação sobre fermentação da jabuticaba. Para isso, virá a Alagoas um especialista indicado pela Embrapa, o físico e professor Fernando Goldenstein, um “apaixonado por pesquisa e desenvolvimento de processos fermentativos”, como ele próprio se define e criador da Companhia dos Fermentados, com sede em São Paulo. Ele também é um dos professores da Fermentare – Escola de Fermentação, na capital paulista.

“Ele vai fazer uma oficina, falando o que observar no processo de fermentação, como tudo deve ser melhorado, para que o produto tenha os padrões de qualidade das bebidas fermentadas que existem hoje no país e até mesmo fora do Brasil”, revela a gerente do Sebrae Alagoas.

O 1º Circuito da Jabuticaba é uma realização da Coopcam e recebe o apoio de diversos parceiros, como o Sebrae em Alagoas, Sedetur, Embrapa Alimentos e Territórios, Prefeitura de Palmeira dos Índios, Universidade Federal de Alagoas, Associação de Agricultores Alternativos, entre outros.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no telefone 99945-6493.